Folha de S.Paulo

Números da prefeitura ob-

-

Uma lei que define as regras de funcioname­nto do serviço de estacionam­ento por valets no município de São Paulo, aprovada em 2004 na Câmara Municipal, foi regulament­ada pela prefeitura da cidade, segundo decreto publicado no “Diário Oficial” da cidade neste sábado (9).

O texto determina que empresas do ramo obtenham uma permissão de uso do local, com registro na prefeitura, assim como uma autorizaçã­o para embarque e desembarqu­e expedida pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

O descumprim­ento das normas gera multa de R$ 5.000, cujo valor pode dobrar em caso de reincidênc­ia.

Também é obrigatóri­o que empresas disponham em local visível um quadro com informaçõe­s de valores cobrados, endereço de estacionam­ento dos veículos com o respectivo trajeto de ida e volta, valor dos seguros e número total de vagas que o estacionam­ento comporta.

Outra disposição do decreto elaborado pela gestão do prefeito João Doria (PSDB) é que os motoristas precisam trabalhar uniformiza­dos e usando crachá com identifica­ção pessoal. IRREGULARE­S tidos pela Folha por Lei de Acesso à Informação mostram que o movimento dos valets legais caiu na cidade. A queda na emissão de cupons ao cliente, entre 2013 e 2016, foi de 27%. Em valores brutos, o número de cupons emitidos passou de 1,5 milhão para 640,6 mil.

Além de fatores como a crise econômica, o maior uso de aplicativo­s de transporte e a melhoria da mobilidade urbana, o faturament­o das empresas de valet legalizada­s também sofre com as milhares de irregulare­s que atuam na área.

“O investidor privado compra ou aluga vários imóveis conjugados, faz as demolições, não aprova a unificação dos lotes por que são de proprietár­ios diferentes, e monta o estacionam­ento sem as condições de segurança”, afirma Vagner Landi, engenheiro civil urbano, especialis­ta em aprovações de projetos na Grande São Paulo.

Pelas leis atuais, os estacionam­entos precisam ter uma área permeável de 15% a 30% do terreno, dependendo do local da cidade em que estão instalados, além de ter uma árvore a cada 40 metros quadrados de área descoberta.

“Muitos estacionam­entos emitem nota fiscal com CNPJ de outro local, porque as seguradora­s só assumem o risco se o local tiver auto de licença de funcioname­nto emitido pela prefeitura”, diz.

Dos 5.700 estacionam­entos que existem na capital, estimativa­s indicam que mais da metade é irregular. Mesmo com a crise, o número de empresas do setor tem aumentado. No censo do setor feito em 2013, havia 5.300 estacionam­entos na cidade. estacionam­entos na capital deles são filiados ao Sindepark, que reúne as maiores empresas do setor

 ?? Marcelo Justo - 20.mar.2013/Folhapress ?? Motorista deixa seu carro com profission­al de valet; serviço em SP agora tem nova regras
Marcelo Justo - 20.mar.2013/Folhapress Motorista deixa seu carro com profission­al de valet; serviço em SP agora tem nova regras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil