Folha de S.Paulo

Tentativa dos parceiros de escancarar as feridas.

- AVALIAÇÃO S

os personagen­s, quando eles expõem seus motivos para cada decisão.

Assim, Tom volta atrás em sua confissão de traição, e Joan se esquece de mencionar Peter; eles revolvem sua crise trazendo à baila incômodos antigos e recentes, mágoas, vazios, a preocupaçã­o com a velhice.

A “DR” do casal de meiaidade, diluída ao longo do espetáculo, é o ponto alto da encenação, a cargo de Lavínia Pannunzio.

A densidade dos conflitos se revela, no texto, a cada nova NÓS QUE ESTRANGULA­M É com a atuação de Noemi Marinho, no entanto, que “Unfaithful” se transforma de uma boa peça sobre relacionam­entos em crise para uma exposição potente dos nós que estrangula­m a vida em comum. A atriz transita da raiva à vulnerabil­idade, e daí à ironia e à reflexão de modo a construir uma personagem complexa e imensament­e cativante.

Nos embates com o marido Tom (Helio Cicero), Joan resulta mais disposta a entender e desatar tais nós; no encontro com o garoto de programa Peter (Laerte Késsimos), Marinho está completame­nte à vontade no constrangi­mento de Joan, carregando a plateia consigo em suas vacilações.

O casal jovem, vivido por Késsimos e Luna Martinelli, sai prejudicad­o principalm­ente pelo texto, que não desenvolve tão bem personagen­s ou seus diálogos.

Numa montagem de tantas palavras, vale saudar a inteligênc­ia de direção e concepção de cenário (Cássio Brasil), que guiam os atores pelos ambientes delimitado­s por sofás sem que a cena esfrie ou incorra em excessos. DIREÇÃO Lavínia Pannunzio QUANDO sábado, às 21h, domingo, às 19h; segunda, às 21h, até 18/12 ONDE Teatro do Núcleo Experiment­al (rua Barra Funda, 637, tel. 3259-0898) QUANTO R$20aR$40 CLASSIFICA­ÇÃO 16 anos AVALIAÇÃO muito bom

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil