Folha de S.Paulo

Tecnologia do “New York Times” e do “Guardian”.

‘Journalism for rent’

-

O “Washington Post” publicou extensa reportagem sobre a empresa que, financiada pela campanha de Hillary Clinton, contratou um ex-espião inglês e produziu o dossiê que deu origem à investigaç­ão do FBI sobre elos entre a campanha de Donald Trump e a Rússia. No título, o jornal descreve o trabalho da Fusion GPS como “jornalismo de aluguel”. No texto, destaca que teve acesso a documentos que mostram investigaç­ões contratada­s contra “alvos” como Google, Amazon e Barack Obama.

‘Balles perdues’ A agência de notícias France Presse ouviu parentes de vítimas de “balas perdidas” no Rio de Janeiro, sobretudo pais de crianças mortas, e produziu uma página multimídia em quatro línguas, inclusive português, além de uma reportagem destacada por agregadore­s como “Drudge Report”. Do pai de Vanessa Vitória, que foi morta aos 10 anos dentro de casa, chorando: “Quando ela foi para casa [fugindo dos tiros na rua], os policiais entraram e foi rápido, muito rápido. Começou a sair tiro, muito tiro... Ela era maravilhos­a. Era educada, era linda, vaidosa. Era um exemplo de criança”.

Aids voltou No “NYT”, reportagem de Shasta Darlington mostrou que o Brasil agora vai “combater o salto no HIV” com o medicament­o experiment­al Truvada, comprado pelo governo junto ao laboratóri­o Gilead Sciences por 75 centavos de dólar a dose, que é diária. O país enfrenta um “aumento acentuado” nos casos de Aids entre jovens, que causa “alarme” de especialis­tas. O remédio de marca chega num momento em que, além de restrições orçamentár­ias que atingiram equipes e suprimento­s nos hospitais, “as escolas públicas que dão educação sexual sofrem ataque de políticos conservado­res”.

 ?? Reprodução ?? » DISPUTA Tom Hanks (dir.) faz o editor do ‘WP’ em ‘The Post’, sobre os Papéis do Pentágono, e diz que o filme dá ‘todos os créditos do mundo’ ao ‘NYT’, que revelou o caso; o concorrent­e agradeceu
Reprodução » DISPUTA Tom Hanks (dir.) faz o editor do ‘WP’ em ‘The Post’, sobre os Papéis do Pentágono, e diz que o filme dá ‘todos os créditos do mundo’ ao ‘NYT’, que revelou o caso; o concorrent­e agradeceu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil