Folha de S.Paulo

Advogados vão receber R$ 1,2 bi pela negociação

Tratativa sobre pagamento de honorários quase interrompe os trabalhos

-

Alguns defensores vinham arrastando as discussões na tentativa de empurrar o desfecho para março de 2018

Bancos e poupadores concordara­m em pagar cerca de R$ 1,2 bilhão aos advogados envolvidos nas negociaçõe­s para finalizar o acordo.

O valor deverá ser destinado diretament­e ao advogado que indicará, no momento da adesão, os dados de sua conta bancária para o depósito.

Pessoas que participar­am das reuniões afirmam que o pagamento dos advogados quase levou as negociaçõe­s ao fracasso. Mesmo com os principais termos do acordo fechados há cerca de dez dias, alguns representa­ntes de poupadores e de bancos insistiam para que as discussões fossem concluídas em março do próximo ano.

Os advogados criavam barreiras para arrastar a discussão como forma de pressionar para a inclusão dos honorários.

A advogada-geral da União (AGU), a ministra Grace Mendonça, chegou a dar entrevista confirmand­o o acerto final —o que levou a um tuíte de comemoraçã­o do presidente Michel Temer. No entanto, nos bastidores, ainda havia incertezas.

O impasse só foi superado quando, na sexta-feira (8), as partes concordara­m em pagar 10% sobre o valor final de cada poupador para os advogados que os representa­m nas ações.

Nas ações civis públicas, os advogados deverão dividir os 10%. Metade ficará com o advogado, e a outra parte, com a Febrapo (Frente Brasileira pelos Poupadores), pelo trabalho na fase de “reconhecim­ento da ação coletiva” e sua inclusão no acordo.

 ?? Mateus Bonomi - 7.nov.2017/Agif/Folhapress ?? A advogadage­ral da União, ministra Grace Mendonça
Mateus Bonomi - 7.nov.2017/Agif/Folhapress A advogadage­ral da União, ministra Grace Mendonça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil