Folha de S.Paulo

Exame voluntário não é eficaz para avaliar rede, diz

-

DE SÃO PAULO

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, do governo Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou em nota que os dados do Enem não são adequados para analisar o desempenho das redes de ensino, porque “tem participaç­ão voluntária”. O governo afirma que a rede mantém ensino universali­zado, sem seleção de estudantes.

“Como o governo federal e especialis­tas em educação constantem­ente alertam, a avaliação correta para verificar o desempenho de redes de ensino no Brasil é o Ideb (Índice de Desenvolvi­mento da Educação Básica)”, afirma a nota da gestão tucana.

O MEC (Ministério da Educação) deixou de calcular as médias do Enem por escola neste ano sob o argumento de que os resultados não são a melhor alternativ­a para avaliar redes. Essa posição não é consenso entre pesquisado­res. A Folha tabulou os dados de desempenho a partir dos dados oficiais do MEC.

Até agora, não há dados do Ideb por escola no ensino médio, como ocorre por exemplo no ensino fundamenta­l. O índice da etapa é calculado a partir de amostra de escolas, só havendo uma nota por rede e no total do país.

O MEC promete produzir e divulgar na próxima edição do Ideb dados por escolas do ensino médio.

Na nota da Secretaria de Educação, o governo defende que São Paulo é o “primeiro lugar do Brasil nos três ciclos de ensino no Ideb”.

“No ensino médio, ciclo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil