Folha de S.Paulo

Flamenguis­ta, narrou a final da Copa de 50

- MAURÍCIO DE CAMPOS BASTOS (1930-2017) FERNANDA PEREIRA NEVES LINDALVA MARIA MACHADO - Aos 73, viúva de Décio de Melo Machado. Crematório Vila Alpina, av. Francisco Falconi, 437, Jd. Avelino. ANTÔNIO PERES RODRIGUES NETO - Neste sábado (16), às 15h, na Igr

Aos 20 anos, o jovem locutor Maurício de Campos Bastos demorou para alcançar a cabine 17 do Maracanã naquele 16 de julho. “Devem ter me jogado”, brincou 67 anos depois ao recordar a multidão que se reuniu para ver a final da Copa do Mundo de 1950.

Mineiro de Juiz de Fora, o rapaz tinha pouca experiênci­a em rádio quando foi destacado para a glamorosa competição. Não viu o Brasil campeão, já que a seleção perdeu para o Uruguai na final, mas ganhou o título de locutor mais jovem do país.

Novas competiçõe­s importante­s e até uma temporada no Rio de Janeiro vieram depois, embora não tenham impedido Maurício de seguir outros sonhos. Por um período, acumulou as carreiras de locutor e advogado, mas a magistratu­ra acabou ganhando e levando-o para a capital federal no início dos anos 1960.

Na nova cidade, atuou como advogado, juiz do trabalho, vice-presidente e conselheir­o da OAB-DF. Mesmo após a descoberta de um câncer, continuava a visitar regularmen­te o escritório da família —cinco dos nove filhos seguiram carreira no direito.

Apesar da mudança profission­al, continuava apaixonado pelo futebol. Flamenguis­ta, só perdia a fala mansa e as feições tranquilas quando o assunto era seu time. Aquele mesmo clube que tirava seu fôlego durante as narrações décadas atrás, ainda o emocionava e, eventualme­nte, o colocava em discussões. Até e-mails para a direção do Flamengo ele mandava quando algo no time não o agradava.

Morreu dia 10, aos 87 anos, em decorrênci­a do câncer. Deixa a mulher, Cléa, nove filhos, 23 netos e três bisnetos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA 163, Aclimação.

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil