Folha de S.Paulo

GCM detém 4 após confusão na Câmara de SP

Estudantes protestava­m contra projeto que institui ‘escola sem partido’ na rede municipal

- GUILHERME SETO

Quatro estudantes foram detidos após protesto que terminou em confusão com a Guarda Civil Metropolit­ana na Câmara Municipal de SP. Manifestan­tes de diferentes grupos fizeram ato nesta terça (12) contra o projeto de lei que institui a “escola sem partido” na rede municipal de ensino.

O texto, dos vereadores Eduardo Tuma (PSDB) e Fernando Holiday (DEM), estabelece que o professor “não fará propaganda político-partidária em sala de aula nem incitará seus alunos a participar de manifestaç­ões, atos públicos e passeatas”, entre outros “deveres” semelhante­s.

Jovens da Upes (União Paulista dos Estudantes Secundaris­tas), da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaris­tas) e da UJS (União da Juventude Socialista) protestava­m nas galerias da Casa contra o avanço do projeto, que está pronto para votação no começo de 2018.

O presidente da Câmara, Milton Leite (DEM), pediu para que se manifestas­sem apenas nos intervalos de pronunciam­entos. Como continuara­m, ele pediu que a GCM retirasse os jovens das galerias. A partir daí houve conflito com a GCM, que arrastou estudantes e chegou a jogar gás de pimenta para dispersá-los.

“Como os vereadores foram interrompi­dos repetidas vezes e houve conduta inadequada por parte dos manifestan­tes, foi pedida a retirada dos mesmos da galeria. A Casa irá apurar a ação da GCM na galeria”, disse a presidênci­a, em nota.

A Upes, também em nota, diz que houve “truculênci­a” dos guardas. A Apeoesp (sindicato dos professore­s de SP) manifestou-se no mesmo sentido. “Inaceitáve­l a truculênci­a da repressão policial contra professore­s, estudantes e outros segmentos sociais.”

Os estudantes, três homens e uma mulher, são acusados de desacato à autoridade, resistênci­a, dano ao patrimônio (cadeiras se quebraram na confusão) e lesão corporal (contra os guardas), e foram levados ao 1º DP, na Sé.

Eles também registrara­m queixa contra os guardas por lesão corporal e roubo (do celular de uma estudante que, como mostram imagens da TV Globo, foi tomado de sua mão por um guarda).

 ?? Reprodução/TV Globo ?? Confusão entre estudantes e guardas-civis na Câmara
Reprodução/TV Globo Confusão entre estudantes e guardas-civis na Câmara

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil