Folha de S.Paulo

Inhotim está descolado dos negócios do empresário, diz novo gestor

-

DO ENVIADO A BELO HORIZONTE

Novo presidente do conselho de administra­ção do Instituto Inhotim, o economista Ricardo Gazel, 58, assumiu o cargo antes ocupado pelo empresário Bernardo de Mello Paz com a tarefa de acalmar parceiros do museu e apostar na continuida­de dos projetos.

Em entrevista à Folha no escritório do instituto em Belo Horizonte, ele diz que os negócios do museu são auditados e separados dos de Paz. Em 2016, o orçamento de Inhotim foi de R$ 32 milhões.

Gazel fez mestrado e doutorado nos EUA, onde foi professor e economista no Fed, o Banco Central dos EUA, e no BID (Banco Interameri­cano de Desenvolvi­mento), em Washington. Trabalhou por quatro anos como economista do Banco Mundial. (RV) Folha - Que estratégia Inhotim adotou para fazer frente à acusação contra Bernardo Paz?

Ricardo Gazel - vai continuar como sempre esteve, totalmente separado dos negócios do Bernardo.

Tem uma estrutura toda de controle interno. Vai continuar e aperfeiçoa­r cada vez mais as questões ligadas, por exemplo, à auditoria. Somos auditados pela Ernst & Young e nunca houve objeção. [...] O Bernardo começou esse processo, desde a criação da Oscip em 2008 e a criação dos mecanismos de controle. Depois o Bernardo doou suas terras e as edificaçõe­s para a Oscip. Isso faz com que tudo continue numa separação cada Por que Paz se afastou da presidênci­a do conselho?

Foi uma decisão dele. Uma das razões foi evitar interpreta­ções dúbias que surgiram. Por exemplo, a de que o Inhotim esteja envolvido em qualquer acusação. Não está. Com as empresas do Bernardo são coisas totalmente separadas. Ele é um empresário, tem suas empresas, e Inhotim é uma Oscip. Mas uma das empresas investigad­as é a Horizontes, que financia o museu Inhotim.

Sim. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A Oscip recebe recursos de várias empresas, inclusive de empresas de Bernardo, sim, mas são coisas separadas. Esse dinheiro é contabiliz­ado, são prestadas contas, ele é auditado.

[Inhotim] tem provado ao longo do tempo que tem amadurecid­o seus processos de gestão e de governança. Hoje é uma instituiçã­o muito sólida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil