Folha de S.Paulo

Inovou no ensino de gramática

- KELLY MANTOVANI

FOLHA

Geraldo Campos logo percebeu que o material didático de gramática disponível no início dos anos 1970 não seria suficiente para prender a atenção dos alunos.

Acertou: com excertos de crônicas, poesias, notícias e cartuns, divertia e ensinava os alunos dos ensinos fundamenta­l e médio do Cepae (Centro de Pesquisa Aplicada à Educação), vinculado à Universida­de Federal de Goiás. O método, hoje difundido em quase todos os vestibular­es do país, foi uma novidade na época.

Geraldo passava as madrugadas corrigindo redações e não se limitava a corrigir erros formais e atribuir notas. Seu trabalho era marcado pelo diálogo, por meio do qual apontava soluções para os textos e dava conselhos de vida.

Nascido em Itaberaí (GO), mudou-se adolescent­e para Goiânia, onde foi aprovado em concurso público dos Correios. Anos depois, passou a conciliar o trabalho com a faculdade de letras.

Foi jogador de futebol e de basquete amador em diversos clubes da cidade. Integrou seleções estaduais dos esportes.

Nos primeiros anos dando aulas, complement­ou sua renda como bibliotecá­rio. Mesmo qualificad­o para lecionar na universida­de, preferiu ficar com as turmas mais novas.

Como não sabia dirigir, estava sempre de carona com amigos. Singular e irônico, era exímio contador de piadas.

Trabalhava de graça para quem precisasse de reforço e, depois de aposentado, começou a ensinar em igrejas. Publicou dois livros de crônicas.

Morreu no último dia 12, aos 80 anos, após uma parada cardíaca. Deixa a mulher, Aparecida, e três filhos. coluna.obituario@grupofolha.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil