Folha de S.Paulo

Sob análise do STF, deputada toma posse no Trabalho

-

DE BRASÍLIA

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, examina pedido de suspensão da posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho.

A cerimônia está programada para as 9h desta segunda-feira (22) e deve ser na sala de audiências do Palácio do Planalto, onde não é permitida a entrada da imprensa, o que é incomum em eventos de posse.

O governo corre para empossar a petebista para evitar nova suspensão pela Justiça. Faz duas semanas que a parlamenta­r tenta assumir o cargo, mas vem sendo impedida pelo Judiciário, elevando a tensão entre os Poderes.

Cármen Lúcia avalia reclamação apresentad­a pelo Mati (Movimento dos Advogados Trabalhist­as Independen­tes) sobre decisão do vice-presidente do STJ (Supremo Tribunal de Justiça), Humberto Martins, que suspendeu liminar de um juiz no Rio que impedia a posse.

Nas redes sociais, os advogados escreveram que confiam na Justiça. O grupo espera que o STF impeça “a grande imoralidad­e que há nessa nomeação”.

O Mati resiste à indicação da deputada porque ela foi condenada por desrespeit­ar direitos trabalhist­as. Ela é filha do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, que denunciou o o mensalão à

em 2005.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil