Folha de S.Paulo

Invasão turca abre novo front em guerra síria

-

Alvo da operação, iniciada sábado, são milícias curdas apoiadas pelos EUA; ao menos 18 morreram

O Exército turco realizou neste domingo (21) uma incursão terrestre em região curda no norte da Síria e atacou milícias curdas apoiadas pelos EUA, no segundo dia de uma campanha que abriu um novo front na guerra civil da Síria.

A artilharia turca bombardeou posições da milícia curda Unidades de Proteção do Povo (YPG), enquanto foguetes disparados do território sírio atingiram duas cidades turcas na fronteira, Kilis e Reyhanli, causando pelo menos uma morte e ferindo mais de 50 pessoas.

A Turquia iniciou a chamada Operação Ramo de Oliveira no sábado (20) contra as YPG, que considera terrorista­s, no território de Afrin.

O governo americano disse estar preocupado com a situação, mas afirmou que seu apoio à YPG se limite ao combate do Estado Islâmico. A Rússia retirou suas tropas de Afrin e liberou o espaço aé- reo, afirmando estar preocupada, mas dizendo que não vai interferir.

A França pediu uma reunião emergencia­l do Conselho de Segurança da ONU para tratar da situação.

“Nossos aviões decolaram e começaram a bombardear. E agora a operação terrestre está acontecend­o. Estamos vendo como as YPG estão fugindo em Afrin”, disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. “Vamos caçá-los. Se Deus quiser, vamos completar essa preocupaçã­o muito rapidament­e.”

“A operação se desenvolve como previsto, a ofensiva terrestre começou”, afirmou o Exército turco em um comunicado, acrescenta­ndo que 153 objetivos (esconderij­os de armas) foram alcançados.

Segundo a ONG Observatór­io Sírio de Direitos Humanos (OSDH), 18 pessoas, a maioria civis, morreram nos bombardeio­s desde o início da operação. Ancara afirma que só atingiu alvos “terrorista­s” e acusa as YPG de “pro-

Erdogan ataca as YPG em um momento em que suas relações com Washington estão fragilizad­as. Ele ficou especialme­nte irritado com a declaração de militares americanos de que os EUA ajudariam a formar um novo Exército de fronteira com as

 ?? Wakil Kohsar/AFP ?? Policiais afegãos entram em confronto com moradores próximo a hotel após ataque
Wakil Kohsar/AFP Policiais afegãos entram em confronto com moradores próximo a hotel após ataque

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil