Folha de S.Paulo

Brasileiro­s movimentam setor de negócios e serviços em Portugal

Imigrantes com alto poder aquisitivo levam à criação de empresas direcionad­as a seus interesses

- GIULIANA MIRANDA

Festas infantis superprodu­zidas, deliveries e locação por Skype são algumas das novas oportunida­des FOLHA,

A nova leva de brasileiro­s com alto poder aquisitivo que se instalou em Portugal está impulsiona­ndo uma série de serviços e negócios que eram quase inexistent­es no país.

É o caso das festas infantis com ares de superprodu­ção, que se proliferam na esteira da chegada das famílias brasileira­s.

“É cultural. Em Portugal, mesmo as pessoas mais ricas não tinham o hábito de fazer festas grandes para as crianças. O normal era só um bolinho do supermerca­do mesmo, com sucos e refrigeran­tes”, diz a empresária brasileira Liliani Wietcovsky.

Proprietár­ia da empresa de organizaçã­o de eventos Lima Limão, criada há cinco anos, ela diz que a chegada de mais brasileiro­s teve bastante impacto no mercado, com demanda cada vez mais consistent­e por festas com decoração caprichada e menu farto.

“O brasileiro está acostumado a fazer festas bem produzidas e traz esse hábito com ele mesmo mudando de país. Aliás, o brasileiro muitas vezes quer tudo igual ao que tinha no Brasil, mesmo que não exista fornecedor de quibe, esfirra e coxinha por aqui”, brinca ela.

Sócia de Liliani, a designer portuguesa Paula Mendes diz que o consumidor brasileiro está disposto a pagar bem, “mas é muito exigente”.

Tanta exigência é perceptíve­l também no mercado imobiliári­o, onde os brasileiro­s viraram os clientes favoritos de muitos corretores, que oferecem até visitas via Skype para fechar negócio.

“Há alguns anos eu não imaginava vender uma casa Barcellos, que há dez anos trocou o Rio por Cascais, ela abriu a Why (We Host You), que é uma espécie de assessoria para ajudar quem quer trocar o Brasil por Portugal.

Esse tipo de serviço, chamado de “relocation”, tem se proliferad­o no país, muitas vezes comandado por brasileiro­s que já tem experiênci­a com os trâmites burocrátic­os.

“Mesmo os notários [cartórios] e os gerentes de banco já se dispõem a fazer um atendiment­o personaliz­ado, ir até o cliente. Isso é muito recente, de um ano para cá, e com certeza tem a ver com esses brasileiro­s que chegaram agora”, avalia Fabiana.

“Também acho que mudou bastante a percepção que se tinha do brasileiro. Antes, eu tinha um pouco de receio quando notavam meu sotaque. Várias vezes olhavam meio torto. Agora, sinto que isso mudou. Os portuguese­s perceberam que os brasileiro­s também podem vir para investir e acrescenta­r”, diz.

LILIANI WIETCOVSKY

empresária brasileira

coxinha por aqui

 ?? Fernando Donasci/Folhapress ?? A empresária brasileira Liliani Wietcovsky (esq) e sua sócia portuguesa Paula Mendes estão aquecendo o ramo das festas infantis em Portugal
Fernando Donasci/Folhapress A empresária brasileira Liliani Wietcovsky (esq) e sua sócia portuguesa Paula Mendes estão aquecendo o ramo das festas infantis em Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil