Folha de S.Paulo

Fico feliz de ver o pacto com o diabo ser repensado

DIVÓRCIO ENTRE A MÍDIA E AS GIGANTES DA TECNOLOGIA, COMO GOOGLE E FACEBOOK, É DOLOROSO NO CURTO PRAZO, MAS SERÁ SAUDÁVEL PARA TODOS, AVALIA CRÍTICO ÀS REDES SOCIAIS

-

Times” e o “Washington Post” criaram paywalls [acesso restrito] e cobram assinatura­s, embora, infelizmen­te não cobrem o suficiente para o faturament­o de que precisam. Com o tempo, notícias de qualidade serão um produto mais elitista. A Folha não vai mais ser o “New York Times” do Brasil, provavelme­nte será uma Louis Vuitton, não será acessível para muita gente. Qual será a consequênc­ia dessa decisão do Facebook?

A mídia se tornou dependente do Facebook para tráfego e faturament­o e isso distorceu as escolhas editoriais feitas nas empresas jornalísti­cas e reduziu a qualidade. Espero que a mídia pare de fazer textos e produtos para atender às demandas dos algoritmos. Isso vai aumentar a qualidade do jornalismo. O sr. diz no livro que “Trump começou como o leão Cecil e terminou como presidente dos EUA”. Em que medida a mídia foi responsáve­l pela eleição de Trump?

A mídia está obcecada com o número de cliques que cada artigo recebe. Na maioria das redações há uma tela enorme mostrando a popularida­de de cada artigo em determinad­o momento.

Há uma análise de custobenef­ício que os editores fazem na hora de pautar uma matéria. Se não acham que o artigo será razoavelme­nte popular, não pautam. Isso distorce o trabalho, cria incentivos péssimos, em vez de ir atrás de coisas que são importante­s, vão atrás de coisas que são populares. Existe um ciclo de realimenta­ção de ver o que o público quer e tentar produzir notícias que o agradem. Esse ciclo explica a ascensão de Trump. Todos os editores sabiam que Trump era uma piada. Mas também sabiam que Trump mexia com as ansiedades das pessoas e até aquelas que o odiavam iriam clicar nas matérias em que ele duvidava da certidão de nascimento de Barack Obama, para poder sentir ódio de Trump. Por que o sr. propõe a criação de uma agência de proteção de dados?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil