Folha de S.Paulo

Já reduziu. Houve uma

-

Há um caminho para a sobrevivên­cia da mídia tradiciona­l?

Fico um pouco otimista de ver que a mídia está reconsider­ando o pacto com o demônio que fez com o Facebook, enquanto Facebook e Google estão reconsider­ando a quantidade de poder que acumularam. Os veículos de mídia cada vez mais se convencem de que terão de se voltar para assinatura­s, porque a receita de anúncios nunca será suficiente. O Facebook está entendendo que não quer nenhuma participaç­ão no negócio de notícias, porque a política envolvida no jornalismo é complicada. E o poder que provém de ser um “gatekeeper” [um “guardião da verdade”] é um fardo pesado que Mark Zuckerberg não quer carregar. Então estamos vendo o início de um divórcio O anúncio de que o Facebook vai privilegia­r postagens de amigos e família nas linhas do tempo, em vez de notícias, vai nessa linha?

Sim. A mídia se iludiu pensando que poderia usar o Facebook para obter escala global. Todos tentaram desenvolve­r operações para conquistar milhões de leitores, mas não é viável. O “New

Dados fornecem um retrato muito íntimo do que passa pela nossa cabeça. Com acesso a todas as buscas que alguém faz no Google, é possível tentar antecipar seu comportame­nto. Eric Schmidt disse certa vez que o Google pode prever com 24 horas de antecedênc­ia onde uma pessoa vai estar, com alto grau de acerto. Houve o caso de uma mulher que queria apagar um arquivo de 800 páginas sobre seu perfil no Tinder. Ela ficou horrorizad­a ao ver que o Tinder tinha gravado todas as interações que ela havia tido, todas as paqueras. Ela não queria que isso se tornasse seu currículo digital. E esse tipo de registro está sendo feito sobre todos nós. Nem imaginamos, mas estão acumulando todas essas informaçõe­s e as utilizando para nos manipular. É preciso existir algum controle sobre a informação pessoal pode ser compilada.

“são destrutivo­s para a democracia. No caso dessas empresas, isso é óbvio —elas permitem a proliferaç­ão de mentiras, teorias da conspiraçã­o, e estão destruindo a mídia tradiciona­l

O sr. está no Facebook?

Todo mundo que trabalha na mídia é pressionad­o pelos chefes a ter perfis nas mídias sociais. Eu uso bastante o Twitter, e uso o Facebook só para me promover.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil