Folha de S.Paulo

Os temporais tiveram origem em instabilid­ades formadas por calor, alta umidade e entrada de brisa marítima.

-

DE SÃO PAULO

A chuva forte que atingiu São Paulo durante a tarde deste domingo (21) derrubou 18 árvores, alagou ruas, arrastou carros e causou o desabament­o de parte de uma casa, na zona oeste. Diversos pontos da cidade entraram em estado de atenção.

Na região de Pinheiros (zona oeste), uma das mais atingidas pelo temporal, houve granizo, e quatro árvores caíram, segundo o Corpo de Bombeiros. Foram 68 mm de chuva em pouco menos de duas horas —a região da Sé, a segunda mais atingida, registrou um índice de 37 mm.

Na rua Paulistâni­a, na Vila Madalena, parte de uma casa desmoronou. Segundo os bombeiros, não houve feridos. Perto dali, a rua Harmonia, foi outra a ficar alagada.

No Beco do Batman a enxurrada arrastou veículos. Na rua Joaquim Antunes, duas pessoas ficaram isoladas dentro de um automóvel e foram socorridas pelos bombeiros.

Na rua Ásia, duas árvores caíram e atingiram veículos estacionad­os na via. Um deles era o Hyundai HB20 do empresário Bernardo Santos, 37, que tinha parado o carro devido ao aguaceiro.

“Estava indo para casa e, como começou a chover muito, estacionei e fui para um bar esperar a chuva acabar. Quando voltei, o carro estava destruído”, afirma.

Também caíram árvores na Lapa, na Sé e na Consolação.

Na zona leste, o córrego Lajeado transbordo­u e causou transtorno­s em vias no Itaim Paulista. A região chegou a ficar em estado de alerta até às 17h40, quando a chuva perdeu força.

Além do centro e da zona oeste, onde a chuva se concentrou, as marginais Pinheiros e Tietê também entraram em estado de atenção.

No fim da tarde, a chuva diminuiu e parou na maior parte da capital paulista.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciame­nto de Emergência­s da Prefeitura de São Paulo), PRÓXIMOS DIAS Segundo a previsão do órgão, a capital paulista deve ter mais uma semana com dias de muito calor, com temporais no período entre a tarde e o início da noite.

Nesta segunda-feira (22), a cidade deve amanhecer com sol entre nuvens. Ao longo do dia, os termômetro­s devem oscilar entre os 20°C e os 31°C, e a tendência é de chuva forte a partir do meio da tarde –a expectativ­a é de alagamento­s e transborda­mentos de rios e córregos.

Na terça-feira (23) deverá ser semelhante: sol entre nuvens, pancadas a partir do período da tarde, temperatur­a máxima estimada em até 32ºC e umidade do ar elevada.

Em depoimento reproduzid­o pelo “Fantástico”, da Rede Globo, neste domingo (21), Antonio de Almeida Anaquim 41, que atropelou 18 pessoas em Copacabana, no Rio, na última quinta (18), pediu desculpas e disse não ser assassino.

“Não sou assassino, não tive intenção de matar ninguém. Peço desculpas a todos que estão sofrendo por essa tragédia que eu causei”, afirmou, em vídeo enviado à produção do programa.

Mais cedo, familiares da menina Maria Louise, de oito meses, que morreu após ser atingida pelo carro de Anaquim, disseram que vão pedir no Judiciário uma indenizaçã­o do motorista.

Segundo o advogado Carlos Alberto do Nascimento, os pais da menina estão muito abalados com a tragédia e não têm condição de trabalhar. Por isso, o advogado vai pedir uma indenizaçã­o na Justiça nos próximos dias. O casal mora na Ladeira dos Tabajaras, uma comunidade de Copacabana.

Anaquim falou da morte da menina: “Peço perdão à mãe de Maria Louise, que infelizmen­te perdeu sua filha”. Ele também descreveu o que teria acontecido durante acidente. “Eu tive uma ausência. Você fica completame­nte congelado, se contorce pro lado e nisso perde também a consciênci­a das coisas, de tudo.”

Na noite de quinta, o motorista perdeu a direção do carro, atravessou a ciclovia e invadiu o calçadão, indo parar na areia.

Nesta semana, Anaquim deverá voltar a depor na 12ª Delegacia de Polícia do Rio. A data do depoimento ainda não foi definida. Ele responderá em liberdade por homicídio culposo –quando não há intenção de matar. OUTRAS VÍTIMAS Oito pessoas ainda estão internadas em hospitais públicos no Rio. O caso mais grave é de um australian­o.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o homem de 68 anos, que é residente no Brasil, está na UTI e “apresenta evolução clínica favorável, mas o quadro é ainda gravíssimo”.

As outras sete pessoas estão internadas em estado estável em dois hospitais públicos. Quatro serão submetidas a cirurgias ortopédica­s nesta segunda-feira (22) no Miguel Couto.

No hospital Souza Aguiar, duas vítimas, sendo uma argentina, “recuperam-se bem das cirurgias ortopédica­s realizadas na sexta-feira (19)”. Outra ferida aguarda transferên­cia para fazer cirurgia de alta complexida­de.

 ?? Diego Padgurschi/Folhapress ?? Árvore cai em carro na rua Ásia, em Pinheiros, na zona oeste de SP; pancadas de chuva devem continuar esta semana
Diego Padgurschi/Folhapress Árvore cai em carro na rua Ásia, em Pinheiros, na zona oeste de SP; pancadas de chuva devem continuar esta semana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil