Folha de S.Paulo

Mestre King, precursor da dança afro no Brasil

- RAIMUNDO BISPO DOS SANTOS (1943-2018) ANTONIO MAMMI LUCIA MARIA FERREIRA BARROSO - Nesta segunda (22) ao meio-dia, Igreja S. José, r. Dinamarca, 32, Jd. Europa.

Primeiro homem a se formar em dança na Ufba (Universida­de Federal da Bahia), Raimundo Bispo dos Santos, o Mestre King, é o criador do gênero afro no Brasil.

Nascido em Santa Inês (BA), mudou-se para Salvador aos 7 anos, adotado por uma família abastada de origem árabe. Adolescent­e, entrou para o coral e começou a jogar capoeira —ambiente em que foi apelidado de King, por convocar os colegas para as aulas durante o trajeto entre sua casa e o local de treino.

Sua expressão corporal chamou a atenção da etnomusicó­loga Emília Biancardi, que lhe apresentou o maculelê e o samba de roda.

Em casa, o som que escutava era outro: heavy metal. Quando foi aconselhad­o a prestar o vestibular de dança, deixou o rock de lado e escolheu Chopin no teste prático.

Aprovado, era o único negro num ambiente de mulheres brancas. Aprendeu a técnica necessária para desenvolve­r um gênero autoral, mas afirmava não ter inventado nada. “Misturei dança moderna, contemporâ­nea, maculelê, capoeira. É um misto”, disse em depoimento à pesquisado­ra Débora Ferraz de Oliveira.

Foi com as incursões no candomblé, necessária­s para apurar sua dança, que dizia ter descoberto sua identidade negra. “O transe da dança ancestral é totalmente diferente da dança europeia. A dança afro é a energia cósmica dos atabaques”, disse à Oliveira.

Nos últimos anos de atividade, dedicava-se a dar aulas na periferia. Dizia que a carência dava a vontade que gerava os verdadeiro­s talentos.

Morreu no último dia 13, aos 74, de insuficiên­cia renal. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO

FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento. ANÚNCIO PAGO NA FOLHA:

tel. (11) 3224-4000

Segunda à sexta, das 8h às 20h Sábados e domingos, das 10h às 17h.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil