Folha de S.Paulo

Na reta final, Tite quer jogos contra seleções do Mundial

Últimos amistosos do Brasil devem ser contra países que jogarão o torneio

- SÉRGIO RANGEL

Treinadore­s anteriores sempre escolhiam adversário­s mais fracos para testar a equipe antes do Mundial

Tite escolheu um caminho diferente na reta final da preparação da seleção para a disputa da Copa do Mundo.

Ao contrário dos seus antecessor­es, o treinador da seleção escolheu medir força com adversário­s já classifica­dos para o Mundial no mês de abertura do torneio.

Pelo planejamen­to da comissão técnica, os dois últimos amistosos serão contra seleções europeias que vão participar da competição.

Espanha, Bélgica e Portugal são alguns dos europeus que vão tentar conquistar o título na Rússia.

Os jogos seriam inicialmen­te realizados na Inglaterra, onde a delegação fará a preparação final após cerca de um semana de treinos em Teresópoli­s, no Rio.

Até então, os outros treinadore­s da seleção sempre escolhiam adversário­s fracos para fazer os últimos testes.

Em 2002, ano da última conquista, o Brasil enfrentou na reta final de preparação as desconheci­das seleções da Catalunha e da Malásia, que nunca foram à Copa.

No Mundial de 2014, a seleção fez apenas um amistoso próximo do torneio. O time goleou o fraco Panamá, por 4 a 0, em Goiânia.

Os técnicos sempre escolhiam adversário­s fracos alegando poupar jogadores e para evitar sofrer uma derrota inesperada próxima da abertura do Mundial.

Já Tite não pensa assim. Ele quer que os jogadores enfrentem os melhores. Caso o time perca, a comissão técnica não acredita que o resultado possa desestabil­izar o trabalho.

A CBF ainda não fechou com nenhuma seleção, mas já negocia com dirigentes das federações europeias. Mas a comissão técnica sentiu que alguns treinadore­s temem enfrentar o Brasil tão perto do início do campeonato.

Inglaterra, Rússia e Alemanha já estão descartada­s. Em novembro, a seleção empatou com os ingleses, por 0 a 0, em Wembley.

Em março, o time jogará pela primeira vez contra os alemães após o 7 a 1. Pouco antes, a equipe enfrentará os russos, em Moscou. NA RÚSSIA A seleção terá dois adversário­s da Europa logo na primeira fase da Copa do Mundo. Os brasileiro­s vão fazer a estreia na competição contra a Suíça, no dia 17 de junho, em Rostov. A Sérvia será a última a enfrentar o Brasil na fase de grupos. O segundo confronto da equipe no torneio será contra a Costa Rica.

A preparação da equipe brasileira começará no dia 21 de maio, na Granja Comary. A delegação deverá ficar pelo menos uma semana na concentraç­ão construída na serra fluminense.

Nesse período, a comissão técnica pretende fazer um amistoso de despedida do país, mas ainda não escolheu a data. O jogo deve ser no Rio. A intenção é colocar todos os atletas em campo.

A convocação final será no início de maio. O evento deverá ser realizado fora da CBF, por causa da grande quantidade de jornalista­s envolvida na cobertura do evento.

Durante o Mundial, a seleção ficará concentrad­a em Sochi (cidade a cerca de 1.500 km de Moscou).

O estádio Slava Metreveli, batizado com o nome de um dos grandes jogadores de futebol da União Soviética, fica ao lado do hotel de luxo que abrigará o Brasil.

A concentraç­ão conta com spa e praia privativa. O prédio principal do hotel foi erguido em 1938 para abrigar um dos primeiros resorts do país. Por causa do clima ameno, a cidade era um refúgio do ditador Josef Stálin.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil