Folha de S.Paulo

Semanas seu plano para transferir a embaixada americana de Tel Aviv para Jerusalém em 2019.

-

[palestinos] saibam que a porta está aberta. Entendemos que não gostaram da decisão, mas o presidente quis que eu transmitis­se nossa vontade e nosso desejo de ser parte do processo de paz”, afirmou Pence.

A decisão americana sobre Jerusalém foi criticada por parceiros europeus (como França e Alemanha) e irritou aliados dos americanos no Oriente Médio, levando a uma série de manifestaç­ões dos palestinos na região.

Nesta terça, o Fatah, que comanda a Cisjordâni­a, ordenou uma greve geral contra a presença de Pence. Um protesto próximo a Ramallah contra os Estados Unidos terminou em confronto com a polícia.

Em outra decisão que pode aumentar a tensão na região, Pence disse que Trump deve anunciar nas próximas IRÃ Em seu último dia de visita ao Oriente Médio —que contou também com escalas no Egito e na Jordânia—, Pence visitou um memorial em homenagem aos judeus mortos no Holocausto e o Muro das Lamentaçõe­s.

Ele também se encontrou com o presidente israelense, Reuven Rivlin, com quem debateu o acordo nuclear com o Irã.

“Estamos mandando um sinal para nossos aliados europeus que chegou a hora de mudar o acordo nuclear com o Irã”, afirmou Pence.

Na sequência, o israelense disse que o americano era um “mensch”, expressão que significa pessoa honrada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil