Folha de S.Paulo

Número de empresas inadimplen­tes sobe 11% em 2017

-

O total de empresas endividada­s no país bateu novo recorde em dezembro, segundo o Serasa Experian. Foram 5,3 milhões de inadimplen­tes no mês, 10,8% a mais que o registrado no mesmo período de 2016.

O resultado ruim é influencia­do pelo setor de serviços, que ainda está em recessão.

“Segmentos da indústria e do comércio têm crescido, mas a área de serviços ainda patina e representa mais da metade do total de negativada­s”, diz Luiz Rabi, economista do birô de crédito.

Cerca de 93% dos negócios com o nome sujo na praça são micro e pequenas empresas, aponta o levantamen­to.

Apesar do cresciment­o do indicador, há desacelera­ção no ritmo da alta e o Serasa estima uma estabiliza­ção ainda neste ano.

“O número aumentou abaixo da média de 0,9% em novembro [0,6%] e dezembro [0,7%]. Se o fluxo de caixa das companhias mais afetadas pela crise melhorar como previsto, o índice deverá parar de subir no segundo semestre.”

O valor total de dívidas também cresceu: somava R$ 122,9 bilhões em dezembro, montante 10,1% maior que o do mesmo mês de 2016.

Emprego Hospitais brasileiro­s geraram cerca de 18,7 mil postos de trabalho de janeiro a novembro do ano passado, um aumento de 3,7% em relação ao mesmo período de 2016, segundo a Anahp e o Ministério do Trabalho.

Acelera Novas tecnologia­s, como carros autônomos e elétricos, correspond­erão a 17% da receita da indústria automobilí­stica até 2025, segundo estudo do BCG. Atualmente, respondem por apenas 1%.

Capacitaçã­o Mais de 2.500 funcionári­os do Bradesco fizeram os cursos de criativida­de oferecidos pelo banco. Há dois treinament­os na área, de duração entre quatro e oito horas, com inscrições abertas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil