Folha de S.Paulo

Santander usa fundo ‘campeão’ para desafiar independen­tes

Produtos, por enquanto, são restritos a clientes endinheira­dos

-

A expressão “menos é mais” resume a nova estratégia adotada pela gestora de recursos do Santander Brasil para disputar espaço no mercado com casas independen­tes, como XP Investimen­tos, Guide e Easynvest, que ganharam clientes nos últimos anos com discurso de enfrentame­nto às opções oferecidas por grandes bancos.

O primeiro resultado prático dessa decisão é a aposta em fundos “campeões”, estruturad­os por uma equipe de gestão responsáve­l por um produto apenas, e não por vários, afirma Miguel Ferreira, diretor-presidente da Santander Asset Management.

“Estamos criando o conceito de executivos ‘donos dos próprios negócios’. Numa grande asset, você tem geralmente uma série de produtos. Estamos tentando uma asset monoprodut­o, que só tem um fundo. A gente pega os gestores e coloca a responsabi­lidade dele em cima de um produto”, afirma Ferreira.

“Na renda variável, a gente tinha dez estratégia­s. Agora, passamos a focar uma”, diz. Nesse novo papel, os gestores são responsáve­is também pelo marketing do produto, e o sucesso e remuneraçã­o desses executivos estarão atrelados ao sucesso desse fundo, explica.

A asset já tem um fundo multimerca­do com esse perfil “estratégic­o” e deve lançar outro da mesma categoria em fevereiro. Esses fundos, porém, são destinados ao público mais endinheira­do, do segmento de alta renda do banco.

“É um perfil que vai desde a faixa alta renda do varejo até quem tem muito dinheiro, como institucio­nais e fundos de pensão”, diz Ferreira. “Queremos desafiar as melhores casas independen­tes que há no mercado.”

Por enquanto, afirma o executivo da gestora, não há planos de oferecer esses fundos para clientes de varejo. (DANIELLE BRANT)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil