Folha de S.Paulo

Petrobras quer novos parceiros para ampliar produção de gás natural, diz Parente

-

DA ENVIADA A DAVOS

“Vamos buscar parcerias para aumentar a participaç­ão da produção de gás natural no Brasil”, disse à Folha Pedro Parente, presidente da Petrobras, depois de ter falado sobre o tema em um painel em Davos, nesta terça (23).

Os campos do Brasil têm 80% de petróleo e 20% de gás natural, geralmente associado. O plano, ainda sem números definidos, é alterar essa composição e produzir também no exterior.

“Na transição para a economia de baixo carbono, uma das questões, que inclusive está apontada no planejamen­to estratégic­o da companhia, é a matriz energética. O gás é considerad­o combustíve­l de transição, e, sob o ponto de vista estratégic­o, temos de aumentar a participaç­ão dele na nossa matriz.”

Para Parente, parece ser inevitável rever a distribuiç­ão geográfica da companhia.

“Se continuarm­os só operando no Brasil, não vamos atender a esse comando estratégic­o. Há parcerias já assinadas, mas também ainda não se tem clareza de que países possam compor com a empresa”, disse. “Não creio que seja o caso de inverter [o mix] , mas aumentar de forma que passe a ser mais equilibrad­a [a participaç­ão dos dois].”

Investidor­es e altos executivos das maiores petroleira­s com que o presidente da Petrobras tem se reunido questionam o executivo sobre o que consideram aspectos de instabilid­ade do país.

“Como o setor é de investimen­tos de longo prazo, vejo mais como uma necessidad­e do negócio deles de estarem informados do que propriamen­te uma preocupaçã­o de ‘vou sair do Brasil’. Não, não tem nada disso”, disse.

Além de participar de um painel e de um evento da Bloomberg, Parente esteve em reuniões com os principais dirigentes mundiais das empresas de energia Engie, Repsol e Total. À noite, um jantar reuniu representa­ntes da indústria de óleo e gás. (MARIA CRISTINA FRIAS)

 ?? Denis Balibouse/Reuters ?? » ESTRELA A atriz Cate Blanchett, embaixador­a da Boa Vontade da agência da ONU para refugiados (Acnur), sorri durante debate no Fórum Econômico Mundial, em Davos
Denis Balibouse/Reuters » ESTRELA A atriz Cate Blanchett, embaixador­a da Boa Vontade da agência da ONU para refugiados (Acnur), sorri durante debate no Fórum Econômico Mundial, em Davos
 ?? Denis Balibouse/Reuters ?? O presidente da Petrobras, Pedro Parente, em Davos
Denis Balibouse/Reuters O presidente da Petrobras, Pedro Parente, em Davos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil