Folha de S.Paulo

Após nota zero, carro mais vendido do país melhora em teste de segurança

- EDUARDO SODRÉ

Chevrolet reforça estrutura do Onix e obtém três estrelas na proteção para adultos e crianças

FOLHA

O compacto Chevrolet Onix, carro mais vendido no Brasil nos últimos três anos, passou por novo crash test promovido pelo Latin NCAP (organizaçã­o que avalia os veículos por meio de testes de impacto).

O modelo, que havia tirado nota zero em 2017, obteve agora agora três estrelas na proteção para adultos e crianças.

O teste foi patrocinad­o pela Chevrolet. Por meio de nota, a montadora afirma que “desde a publicação da nova norma da ABNT sobre impactos laterais, em agosto de 2013, trabalha na evolução estrutural do Onix”. A regra entrará em vigor em agosto.

“Os reforços estruturai­s recentemen­te implementa­dos no veículo antecipam a entrada em vigor da norma. O resultado do teste realizado pela Latin NCAP, conferindo três estrelas ao modelo, reflete as melhorias incorporad­as ao veículo”, diz o comunicado da Chevrolet. A nota máxima do teste são cinco estrelas.

Segundo o Latin NCAP, as melhorias no Onix foram implementa­das neste mês. Os primeiros modelos que receberam os reforços e também sistema de fixação para assentos infantis foram produzidos no dia 15. CRÍTICAS Apesar da evolução, o Latin NCAP criticou o resultado. “A proteção para os ocupantes adultos conseguiu alcançar apenas as três estrelas, apresentan­do uma proteção fraca para o peito do adulto no impacto frontal e no lateral. A proteção do ocupante infantil mostrou um resultado de três estrelas com proteção marginal no teste de impacto frontal no ‘dummy’ [boneco] de três anos”, afirma a nota divulgada pela entidade.

No ano passado, foram vendidas 188.654 unidades do Onix. O segundo colocado foi o Hyundai HB20, com 105.539, de acordo com dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuiç­ão de Veículos Automotore­s).

 ?? Divulgação ?? Chevrolet Onix durante teste de impacto da Latin NCAP
Divulgação Chevrolet Onix durante teste de impacto da Latin NCAP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil