Folha de S.Paulo

Jornalista pelas causas sociais e espirituai­s

- MIRNA AMARANTE GRZICH (1951-2018) FERNANDA PEREIRA NEVES IGNACIO DE LOYOLA DA SILVA TESCARI - Aos 91, viúvo. Cemitério e Crematório Horto da Paz, rua Horto da Paz, 191, Itapeceric­a da Serra (SP). ANEZIO VIEIRA DA SILVA - Aos 82, divorciado. Sexta (16/3) à

Mirna Grzich tinha uma inquietaçã­o constante. Estava sempre dedicada a uma causa, uma missão para ajudar alguém ou o mundo todo. Foi assim que se envolveu na causa negra, na das mulheres, na da Palestina. E foi assim também que ela mergulhou na espiritual­idade.

Carioca, dizia ter percebido a presença de seu anjo da guarda ainda criança, muito antes de seus conhecimen­tos sobre orixás, budismo e meditação. Perdeu o pai cedo e tinha uma forte ligação com a mãe, de quem acabou herdando o gosto pelo teatro.

Foi justamente para atuar que Mirna chegou a São Paulo na década de 1970. Participou de montagens como “Hair” e “Missa Leiga”, até trocar pouco a pouco os palcos pela escrita. “Jornalismo era mesmo sua vocação”, diz a amiga Mari. “Era uma pessoa das massas. Queria transmitir tudo que sabia”, completa.

Na busca pelas massas, Mirna virou a musa da New Age, com o programa Nova Era, que teve por quase dez anos na rádio Eldorado. Trouxe ao Brasil o estilo musical até então desconheci­do. Também lançou três livros —“Anjos”, “Anjos Agora” e “Livro da Meditação”—, criou a revista Meditação e atualmente trabalhava no aplicativo Medita!.

Nas horas de lazer, gostava de caminhar, de ir a praia, uma das razões que a faziam querem retornar ao Rio de Janeiro depois de décadas. Falava em voltar às raízes, ao lar.

Morreu sem conseguir realizar esse desejo, no último sábado (10), aos 67 anos, após complicaçõ­es de uma doença autoimune. Sem família próxima, deixa primos e amigos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Cemitério Jardim do Pêssego, rua

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento. São Paulo (SP)

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil