Folha de S.Paulo

FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL

-

DE SÃO PAULO

Um suplemento alimentar para bovinos pode reduzir em um terço a emissão de gases causadores do efeito estufa derivada da digestão de ruminantes e tornar mais eficiente a produção de carne.

A agricultur­a de precisão pode aumentar a produtivid­ade, dosando fertilizan­tes, pesticidas e água a partir do uso maciço de dados coletados no campo.

O consumidor, contudo, talvez não queira comer plantas nem animais tratados pela indústria química ou pela genética.

O custo da tecnologia da “agricultur­a inteligent­e” pode ajudar a concentrar ainda mais a propriedad­e, pois pequenos agricultor­es sem acesso a mercados, crédito e educação não podem bancar a competição.

O painel ‘Aumentando a Inovação na Agricultur­a’, realizado nesta quinta (15) no Fórum Econômico Mundial para América Latina, em São Paulo, procurou debater estes temas. A conversa foi inconclusi­va, um tanto menos assim que se abriu o debate para a plateia.

Os brasileiro­s na plateia lembraram que uma alternativ­a de eficácia comprovada para melhorar a situação de pequenos agricultor­es é o cooperativ­ismo, extenso em estados como Santa Catarina e Paraná.

Um deles era o ex-ministro do Desenvolvi­mento do primeiro governo Lula e ex-presidente da Sadia Luiz Fernando Furlan.

Os debatedore­s, nenhum deles representa­nte de agricultor­es brasileiro­s, concordara­m

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil