Folha de S.Paulo

DF suspende racionamen­to em encontro internacio­nal

Rodízio não vai atingir participan­tes de maior evento sobre água no mundo

- NATALIA CANCIAN

Autoridade­s no assunto irão discutir planos para o uso racional, financiame­nto e gargalo do saneamento

Considerad­o o mais importante evento internacio­nal na discussão de temas como a crise hídrica, o 8º Fórum Mundial da Água iniciará neste domingo (18) em Brasília sem ser afetado pelo racionamen­to que ocorre há mais de um ano na capital do país.

Até o dia 23, a região que concentra a maioria dos hotéis, o centro de convenções Ulysses Guimarães e outros pontos da área do evento deve ganhar uma trégua nas medidas de contenção do uso da água. “Neste período, vamos suspender [o rodízio] na região central para garantir o abastecime­nto de água dentro do fórum”, afirmou à Folha o presidente da Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal), Maurício Luduvice.

Ao todo, 40 mil pessoas são esperadas para o evento, entre autoridade­s, especialis­tas e interessad­os no tema.

Deste total, cerca de 13 mil estão inscritos para acompanhar as quase 300 sessões de debates, dos quais quase metade são estrangeir­os. O restante é esperado para a área de exposições e demais atividades gratuitas.

“Nossa expectativ­a é que durante o período do fórum as pessoas venham e tenham condições de participar. E aí colocamos água disponível. Queremos garantir que não tenham problemas”, afirma o presidente da Caesb.

A suspensão, assim, deve fazer com que participan­tes do evento que discute questões como escassez de água e falta de saneamento fiquem livres do racionamen­to que continuará no seu entorno.

O rodízio de bairros sem água é adotado desde janeiro do ano passado, quando o governo local passou a interrompe­r o fornecimen­to de água em cada região por até 24 horas a cada cinco dias.

A justificat­iva estava no baixo nível dos reservatór­ios: em menos de dez meses, o manancial do Descoberto, que

MAURÍCIO LUDUVICE

presidente da Caesb da Cruz, 80, que, mesmo tendo comprado uma caixa-d’água de 500 litros, mantém ao menos três baldes de água cheios nos dias de rodízio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil