Folha de S.Paulo

Sem assustar, São Paulo perde para o São Caetano na estreia de Aguirre

Técnico uruguaio chegou com promessa de atitude em campo, mas viu equipe ser dominada

-

Para não ser eliminado precocemen­te do Paulista, time tricolor precisa vencer o jogo de volta na terça-feira (20)

Ao ser apresentad­o, Diego Aguirre afirmou que os jogadores do São Paulo precisam “mostrar atitude” em campo, antes de pensar em questões táticas. Mas o discurso, na estreia do técnico no banco de reservas, não surtiu efeito.

Sem velocidade e com um sistema defensivo falho, o time tricolor perdeu para o São Caetano por 1 a 0, no ABC, a primeira partida do mata-mata pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

O resultado dá ao time dirigido por Pintado, ex-auxiliar técnico do próprio São Paulo, o direito de empatar no estádio do Morumbi, na terçafeira (20), às 21h, para passar às semifinais do torneio.

Uma vitória do time tricolor por um gol de diferença leva a decisão aos pênaltis.

O São Paulo apenas fica com a vaga direto se vencer por pelo menos dois gols de vantagem. Mesmo se tomar gols dentro de casa.

Ao contrário do interino André Jardine, Aguirre optou por escalar os medalhões no jogo de ida das quartas.

O trio responsáve­l pela construção das jogadas do São Paulo começou a partida formado por Nenê, Cueva e Valdívia. À frente deles, o atacante Diego Souza.

Assim como ocorria nos tempos de Dorival Júnior, o time tricolor teve mais posse de bola (por volta de 60%), mas não fez jogadas contundent­es, de profundida­de.

No máximo, cruzamento­s para dentro da área, que não surtiram efeito. A maioria deles errado. De acordo com o serviço estatístic­o Footstats, dos 29 cruzamento­s tricolores, 5 foram certos.

O lateral Júnior Tavares errou os oitos cruzamento­s que fez durante o jogo.

A marcação do São Caetano montada pelo ex-volante Pintado, demitido do São Paulo no ano passado após a chegada de Dorival Júnior, desoriento­u a saída de bola são-paulina. O São Caetano também jogou sobre os laterais do adversário.

Nos primeiros 45 minutos de jogo, o São Caetano apenas não virou vencendo por 2 a 0 porque o goleiro Jean intercepto­u duas finalizaçõ­es corretas do meia Donato.

O garoto de 20 anos foi revelado no próprio ABC.

Mas se o primeiro tempo havia sido ruim tecnicamen­te, principalm­ente do lado do São Paulo, o segundo começou com o único gol do jogo.

Aos 9 minutos, o goleiro Jean cortou errado um cruzamento vindo do lado direito. A bola sobrou para o meia Chiquinho. Livre, ele empurrou de primeira para as redes.

Mesmo com o gol, o futebol do São Paulo não mudou.

Ainda sem velocidade nas transições, o time dirigido por Diego Aguirre não finalizou com grande perigo nenhuma vez durante o jogo.

A entrada do atacante Marcos Guilherme no lugar de Cueva, aos 15 minutos da etapa final, deu um pouco mais de velocidade ao sistema ofensivo são-paulino.

Mas a atitude dentro de campo, prometida pelo técnico uruguaio na sua apresentaç­ão, continuou ausente. O esforço de Valdívia e uma cabeçada de Diego Souza não tiveram influência sobre o resultado.

Rodrigo Caio, convocado para os amistosos da seleção brasileira, e Cueva, chamado para as partidas do Peru, serão desfalques na terça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil