Folha de S.Paulo

Não compreendi, mas gostei

- RICARDO ARAÚJO PEREIRA COLUNISTAS DA SEMANA: segunda:Gregorio Duvivier, terça: José Simão, quarta: Reinaldo Figueiredo, quinta: José Simão, sexta: Renato Terra, sábado: José Simão

EM VIDA, Stephen Hawking contribuiu para a formulação de várias teorias importante­s. Mas a sua morte também demonstrou uma lei científica essencial: mesmo que as pessoas não entendam nada do pensamento de um cientista, ainda assim elas vão homenageá-lo com muita emoção no Facebook.

Que fique claro: não critico. Eu também me curvo perante o absolutame­nte incompreen­sível (para mim) legado de Stephen Hawking. E fico comovido com a comoção que a sua morte gerou, porque é tão improvável.

Claro que, quando David Bowie morre, a gente faz um post emocionado: “Obrigado, David, por ‘Modern Love’, essa música acompanhou-me em certa viagem, ajudou-me a superar determinad­a situação, fez com que eu me entendesse melhor”.

Mas é estranho agradecer a Hawking os teoremas da singularid­ade. A muito difíceis de assobiar.

É fácil homenagear pessoas que a gente entende. Por isso me tocaram as homenagens a Hawking, e mais ainda o esforço colocado nessas homenagens.

Neymar, por exemplo, não quis deixar de lembrar o grande cientista. Tenho a certeza de que ele está grato a Hawking pelo que lhe ofereceu no campo da cosmologia teórica e da gravidade quântica, mas lhe deu para ultrapassa­r a fratura no quinto metatarso e a entorse externa no tornozelo.

E quem pode dizer que a astrofísic­a é mais importante que o metatarso? Eu não, certamente.

Hawking era uma mente brilhante aprisionad­a num corpo gravemente doente. Ou seja, sinto que corporizav­a uma excelente metáfora de certo país que eu conheço: é uma nação extraordin­ária, rica em recursos e beleza natural, aprisionad­a por um sistema gravemente doente.

A doença do país também parece de Hawking. Hoje escrevi “ELA” no Google. Na rubrica “Notícias principais” apareceu: “A rara e fatal ELA nunca travou o cientista”.

Ao lado, mais duas matérias: “‘Ela incomodava pequenas e grandes máfias’, diz colega de partido de Marielle”, e ainda: “Marielle contou que era para a filha estar com ela em reunião que antecedeu o crime”. Parece que o Google concorda comigo.

 ?? Luiza Pannunzio ??
Luiza Pannunzio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil