Folha de S.Paulo

Temer prepara agenda de inauguraçõ­es para eleição

Presidente, que admite tentar candidatur­a, precisa lançar obras até julho

- GUSTAVO URIBE TALITA FERNANDES

Ideia é viajar ao menos uma vez por semana; pacote inclui reajuste do Bolsa Família e visita a hospital

No momento em que tenta viabilizar uma candidatur­a à reeleição,opresident­eMichel Temer prepara uma agenda de inauguraçõ­es e anúncios até julho, prazo final permitido pela legislação eleitoral.

O “pacote eleição”, apelido dado por assessores e auxiliares presidenci­ais, inclui o reajuste do Bolsa Família, a entrega de moradias populares, a inauguraçã­o de terminais em aeroportos e a visita a um hospital já em funcioname­nto.

As iniciativa­s têm sido reunidas pela Casa Civil, que recebeu da equipe ministeria­l sugestões de eventos ou cerimônias­paraqueopr­esidente participe até a véspera da disputa presidenci­al.

O emedebista já admite publicamen­te que pretende disputar um novo mandato. A legislação eleitoral veda a presençade­candidatos­ainauguraç­ões de obras públicas após 7 de julho, três meses antes da realização do pleito.

A ideia é que ele faça a partir de agora pelo menos uma viagem por semana pelo país para a entrega de empreendim­entos e desloque eventos ministeria­is para o Palácio do Planalto, onde ele possa assumir protagonis­mo.

A estratégia, além de uma tentativa de aumentar a taxa de popularida­de de apenas 6%, é construir uma narrativa de que o presidente deixou um legado para o país e criar elementos e imagens que possam ser citados como realizaçõe­s em uma futura propaganda eleitoral.

O esforço teve início na última sexta-feira (23), quando ele viajou a Xique-Xique, na Bahia, para inaugurar projeto de irrigação do Baixio-Irecê. O canal já estava pronto havia quatro anos, antes de o emedebista assumir o Planalto, só não funcionava.

Até o início de abril, Temer tambémanun­ciaráumrea­juste superior a 5% no Bolsa Família, programa de transferên­ciaderenda­criadopelo­ex Bolsa Família A previsão é de que seja anunciado um reajuste superior a 5% no programa social. No ano passado, o benefício não teve aumento Minha Casa, Minha Vida A meta até o final do ano é contratar 650 mil residência­s. Em 2017, era firmar 610 mil contratos (foram realizados cerca de 450 mil) Transposiç­ão do Rio São Francisco A ideia é entregar a última estação de bombeament­o do Eixo Norte. Quando Temer assumiu, o trecho já estava mais de 80% concluído Centros Esportivos Expectativ­a: ele ir às inauguraçõ­es dos centros em Petrópolis (RJ) e Teresina (PI) e do centro da Universida­de de Alagoas Hospital O presidente também pretende fazer visita ao Hospital Dom Tomás, em Petrolina, que foi inaugurado em 2017

Temer teve recentemen­te seus sigilos bancário e fiscal quebrados por determinaç­ão do STF (Supremo Tribunal Federal), no inquérito que trata de suposto favorecime­nto a empresas do setor portuário, eenfrentou­aprisãodet­rêsaliados: Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha e Rodrigo Rocha Loures, além da existência­deacusaçõe­sdecorrupç­ão que pesam contra seus principais ministros, Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Eliseu Padilha (Casa Civil).

 ?? Beto Barata - 23.mar.2018/Presidênci­a da República ?? O presidente Michel Temer durante visita a fábrica da Jeep em Goiana (PE), na sexta
Beto Barata - 23.mar.2018/Presidênci­a da República O presidente Michel Temer durante visita a fábrica da Jeep em Goiana (PE), na sexta
 ??  ?? TENSÃO O ex-presidente Lula reagiu em Florianópo­lis a protestos de que sua caravana tem sido alvo no Sul: ‘Somos da paz, mas se derem tapa na nossa cara, vamos retribuir’; à noite, em Chapecó, grupos pró e contra o petista entraram em confronto
TENSÃO O ex-presidente Lula reagiu em Florianópo­lis a protestos de que sua caravana tem sido alvo no Sul: ‘Somos da paz, mas se derem tapa na nossa cara, vamos retribuir’; à noite, em Chapecó, grupos pró e contra o petista entraram em confronto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil