Folha de S.Paulo

Imigração

-

citário Nizan Guanaes aposta que Bolsonaro ganhará a eleição porque “a população está irritada”, e nesse contexto ele “é o Dorflex, uma solução para a sua dor”. Acha insatisfat­ório o espaço dado à notícia.

Para Leocádia, “é evidente o propósito de macular imagemdele,nãoimporta­seéverdade ou não”. Mas vale aqui a máxima “o que não mata fortalece”, segundo ela. “Se a gentevêamí­diapersegu­indo, ‘pô,essecaraéb­om’.Vocêsdefen­dem gente que vive de cota,debolsaiss­o,bolsaaquil­o.” prafalar,comoessaqu­estãoda Maria do Rosário. Lógico que ele não ia estuprar de jeito nenhum, mas perdeu boa oportunida­dedeficarc­alado.Poderia pensar um pouquinho.”

Não é que estrangeir­os não sejam bem-vindos no Brasil. A questão, segundo Patrícia, “não é a imigração, mas qual imigração”.Nocasodosv­enezuelano­s:“Éumgruposo­frendo por conta de ditadura comunista, eles têm valores parecidos com os nossos”.

O que não pode, continua a advogada,éter“povosquecr­uzamoceano­s,nãovãopara­países vizinhos e querem que os povos [que os acolheram] mudem sua cultura para que eles possam se sentir bem”.

Parte da mesa discute se o Brasil deve abrir as fronteiras sem antes “cuidar dos seus”. “Se não consegue manter os que estão aqui...”, diz Priscila.MariaCrist­inaestácom­ela: “Quando você vai receber visita, a casa tem que estar em ordem.Nãoadianta­trazerpess­oal para cá para costurar no Brás, num fundinho de quintal, e estar totalmente ilegal.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil