Folha de S.Paulo

Democracia vs. ditadura

-

Não há intervenci­onistas declarados.Paraogrupo,Bolsonaro seria um militar governando nos moldes da democracia, sem tentar implantar uma nova ditadura no Brasil.

Raphael diz que “a questão é tema passado” e que o deputado “não é aquele político quevaidefe­nder[oregimemil­itar],impedirlib­erdadedeco­municação”.Ladobom:“Herda do militar aquele perfil honesto, conservado­r do qual já fiz parte, mas ao mesmo tempo estende a mão para segurança, educação, comércio”.

Lucas é o único que nasceu num Brasil democrátic­o. Afirma que, como capitão da reserva,Bolsonarot­em“posição muito dura”, mas isso pode ajudar a pôr o país nos trilhos.

A Folha questiona se reiterados elogios do parlamenta­r à ditadura não incomodam. Mostra o vídeo de Bolsonaro votando “sim” pelo impeachmen­t de Dilma Rousseff, “em memóriadoc­oronelCarl­osAlberto Brilhante Ustra [ex-chefedoDoi-Codi],opavordeDi­lma”, que quando estudante militou em movimentos contra o regime e foi torturada e encarcerad­a por 28 meses.

Mas Ustra era pavor de quem? É o que o grupo quer saber. “Pra bandido, o policial, o coronel é o pavor”, afirma Maria Cristina. Raphael brinca: “É a mesma coisa que falardoBat­manproCori­nga”.

“É importante falar que a esquerda lutava por uma ditadura nos moldes cubanos”, afirma Patrícia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil