Folha de S.Paulo

Gol de Willian deixa Palmeiras perto da final

Equipe venceu o Santos e joga pelo empate na terça (27) para ir à decisão do Paulista

- DIEGO GARCIA

O Palmeiras abriu vantagem contra o Santos na busca por uma vaga na decisão do Campeonato Paulista.

Na noite deste sábado (24), o time alviverde foi visitante no Pacaembu, mas venceu por 1 a 0, gol de Willian, e agora joga por um empate para chegar à final do torneio.

Por outro lado, o Santos vai precisar vencer por dois gols de diferença ou mais no confronto de volta, na próxima terça (27), às 20h30, no mesmo Pacaembu, se ainda quiser buscar o título do Estadual. Em caso de vitória alvinegra pela diferença mínima, o finalista será decidido na disputa de pênaltis.

O duelo deste sábado também marcou o reencontro do meia Lucas Lima com a torcida santista. O jogador deixou o clube em dezembro de 2017, após o término do seu vínculo contratual, e acertou com o rival Palmeiras. Por isso, foi perseguido com vaias ao longo do jogo.

“Me concentrei apenas, não dei ouvidos e meus companheir­os me apoiaram desde o começo. Sabíamos que ia ser um jogo difícil, mas sabemos da nossa capacidade”, afirmou o meia, fugindo de qualquer polêmica.

O meia já havia enfrentado o Santos com a camisa do Palmeiras antes, na primeira fase do Campeonato Paulista. A partida foi no Allianz Parque, com a presença de apenas torcedores alviverdes. Na ocasião, a equipe da casa venceu por 2 a 1.

Apesar da importânci­a do jogo deste sábado, que daria ao vencedor a vantagem na briga para chegar à final estadual, a torcida do Santos não compareceu em peso ao estádio Paulo Machado de Carvalho. O público total foi de apenas 19.554 pessoas, bem menos do que a capacidade do local —39 mil ingressos foram colocados à venda.

O confronto de volta será com mando de campo palmeirens­e. O clube não vai poder atuar no Allianz Parque por conta de show da banda inglesa Depeche Mode no local, o que levou o time a procurar o Pacaembu.

O Santos, por sua vez, atuou no estádio por decisão da Federação Paulista de Futebol, mas com a concordânc­ia da diretoria. O jogo de ida da semifinal contou apenas com torcida santista.

O veto ao público visitante em clássicos paulistas foi implementa­do em abril de 2016. De acordo com o Ministério Público do Estado de São Paulo e a Polícia Militar, a medida é irreversív­el. A análise oficial dos órgãos é que o número de confrontos entre organizada­s caiu pela metade, enquanto a presença de público cresceu.

No clássico deste sábado, o gol da vitória palmeirens­e foi marcado ainda no começo do duelo, aos 11 minutos, em jogada que começou com o atacante Keno pela esquerda, passou pelos pés de Bruno Henrique e chegou a Dudu, que bateu cruzado para Willian, livre de marcação, completar para a rede.

“A gente cansou um pouco no segundo tempo, mas conseguimo­s controlar o resultado”, disse Keno.

A partir dos 35 minutos, o Santos pressionou e criou chances, mas barrou no goleiro Jailson, que fez duas grandes defesas. Gabriel também desperdiço­u oportunida­des e chegou a cinco jogos sem marcar.

“Não preocupa [o jejum]. Se eu fizer dois gols na terça estará ótimo”, desconvers­ou.

 ?? Rubens Cavallari/Folhapress ?? Willian comemora o gol palmeirens­e contra o Santos
Rubens Cavallari/Folhapress Willian comemora o gol palmeirens­e contra o Santos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil