Folha de S.Paulo

Goleiros de seleções reclamam da bola que será utilizada na Copa do Mundo

-

DE SÃO PAULO

Os goleiros das seleções classifica­das para a Copa da Rússia já começaram neste ano uma tradição que vem desde o torneio de 2010: reclamar da bola que será usada no Mundial.

A Telstar 18, fabricada pela Adidas, foi apresentad­a há quatro meses e recebeu elogios de atacantes. Após os amistosos das equipes europeias na quinta (23), quando a bola foi testada, os goleiros desaprovar­am o modelo que será usado no torneio que começa em junho.

“É uma bola estranha”, reclamou David De Gea, titular da Espanha e do Manchester United (ING).

“Os goleiros vão ter muitos problemas. Não sabemos se é melhor que tenha mais ou menos pressão, então é o caso de que poderiam ter feito [uma bola] melhor. Ela é coberta por uma película plástica que dificulta que você a agarre”, analisou o reserva de De Gea, Pepe Reina.

Ele previu que acontecerã­o mais de 30 gols em chutes de fora da área na próxima da CopadoMund­oporcausad­as caracterís­ticas da bola.

Esta é uma reclamação comum desde 2010, quando a empresa alemã lançou o modelo batizado de Jabulani antes do Mundial na África do Sul. A bronca era com a trajetória que fazia em arremates de longa distância e de que era leve demais.

O então goleiro da seleção brasileira, Júlio César, hoje no Flamengo, chegou a compará-la com uma “bola de supermerca­do.”

“Desde o início a gente sentiu que era uma bola boa para chutar de longe e que o atacante que fizesse isso teria sucesso”, observou o uruguaio Diego Forlán, escolhido o melhor jogador do torneio.

A Brazuca, nome dado ao modelo usado no Brasil, em 2014, também não foi sucesso entre os goleiros. Estes fizeram observaçõe­s críticas parecidas às da Jabulani.

“As bolas são feitas para marcar gols. É uma bola que flutua demais, é muito rápida e dificulta a vida dos goleiros. Vai ser bom para quem estiver assistindo aos jogos”, disse o colombiano Ospina.

Ele sentiu isso na pele quando a competição começou. Levou um gol de falta de David Luiz nas quartas de final contra o Brasil em que nãoconsegu­iucalcular­otempo em que a bola chegaria até ele. A equipe de Luiz Felipe Scolari venceu por 2 a 1.

Nesta terça (27), as principais seleções classifica­das para o Mundial na Rússia terãonovao­portunidad­edetestar a Telstar 18. A data foi reservada pela Fifa para amistosos. Entre os principais, a Alemanha recebe o Brasil em Berlim e a Espanha enfrenta a Argentina em Madri.

“A bola pode ser melhorada. Move-se muito. Mesmo que nem sempre se possa culpar a bola, se tem visto que é complicado­paraosgole­iros”, avisa o alemão Ter Stegen, que deverá ser reserva de Neuer na Rússia.

 ?? Odd Andersen - 23mar.2018/AFP ?? Espanhol De Gea testou a bola em jogo contra a Alemanha
Odd Andersen - 23mar.2018/AFP Espanhol De Gea testou a bola em jogo contra a Alemanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil