Folha de S.Paulo

Luiz Felipe Scolari foi o único representa­nte em 2014.

- ÁLVARO FAGUNDES DANIEL E. DE CASTRO

DE SÃO PAULO

A sequência de fracassos do Brasil nas últimas Copas afundou o prestígio de um típico produto de exportação do futebol do país: os treinadore­s brasileiro­s praticamen­te desaparece­ram das seleções estrangeir­as.

Levantamen­to da Folha em todos os jogos das últimas quatro eliminatór­ias para a Copa do Mundo mostra que a presença de técnicos do Brasil no exterior entrou em queda depois do Mundial da Alemanha, em 2006.

No qualificat­ório para aquela Copa, na sequência do penta, 16 países tiveram brasileiro­s no comando das suas equipes nacionais —de Portugal a Togo. Na fase de classifica­ção para a Copa deste ano, três selecionad­os de pouca expressão recorreram a um nome do país: Barbados, Belize e Timor-Leste.

Se os brasileiro­s perderam espaço, outras nacionalid­ades avançaram em prestígio.

Nas eliminatór­ias para o Mundial russo, técnicos argentinos e espanhóis dominaram o mercado com franceses e alemães, cujas nações são tradiciona­is exportador­as dessa mão de obra.

A Argentina terá o maior número de treinadore­s na Copa deste ano. Das 32 seleções classifica­das para o torneio, 4, além do próprio time albicelest­e, são comandadas por nomes do país vizinho.

O único brasileiro nessa função será Tite, assim como PRESTÍGIO EM BAIXA A demanda de seleções estrangeir­as por técnicos do Brasil é antiga. No fim da década de 1960, o bicampeão mundial Didi levou a seleção peruana à Copa do Mundo, e Carlos Alberto Parreira, aos 24 anos, tornou-se treinador de Gana (leia texto ao lado).

Nas décadas seguintes, vários países interessad­os em desenvolve­r o futebol recorreram a brasileiro­s, respaldado­s pelos currículos e também pelo prestígio associado à seleção canarinho.

A queda verificada neste século é motivada, segundo profission­ais da área, por um conjunto de fracassos.

Nessa lista estão resultados ruins nas últimas edições de Copa do Mundo e Copa América, conhecimen­to limitado dos técnicos do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil