Folha de S.Paulo

PARCEIRAS NO CRIME

Adriana Esteves volta ao papel de vilã em trama das nove; intérprete de Carminha em ‘Avenida Brasil’, ela faz agora cafetina que orienta maldades de bandida encarnada por Deborah Secco

- GUSTAVO FIORATTI

Se existem situações em que palavras rudes não soam como ofensa, aí vai um exemplo: “Você é pistoleira, bandida. Gente como a gente não se apaixona”, diz Laureta (Adriana Esteves) para Karola (Deborah Secco).

As duas vilãs da próxima novela das 21h da Globo, “Segundo Sol”, que tem estreia em maio, além de qualificad­as para o crime, são amigas mais que íntimas. A obra tem direção artística e geral de Dennis Carvalho e direção geral de Maria de Médicis.

Areportage­macompanho­u gravações da cena em Trancoso (BA), na tarde da última terça, quando elas confabulav­am contra o protagonis­ta Beto Falcão (Emilio Dantas).

Beto é um cantor de axé que sofre um acidente, é dadocomomo­rtoenãodes­mente a própria morte para ver seu repertório bombar.

As vilãs sabem que ele está vivo. Consideram, na cena em Trancoso, a hipótese de matá-lo de verdade, mas Karola está apaixonada demais, e é sobre isso que falam. Ela vai fazer de tudo para separar o cantor de Luzia, encarnada por Giovanna Antonelli.

Pistoleira­s não amam? Depois da gravação, as atrizes admitem que essa demonstraç­ão de força é balela.

Laureta, autora do conselho, vai se apaixonar —as atrizes não adiantam por quem. “É o ponto fraco dela, quando se apaixona, fica fragilizad­a”, adianta Secco.

O que uniu as duas lá atrás é um dos mistérios da trama. “Quando começa a novela, ninguém sabe do passado delas”, adianta Esteves.

“O que dá para perceber é que elas têm uma história antiga. Isso é o que, aos poucos, o João [Emanuel Carneiro, autordanov­ela,]vairevelan­do”.

Sua personagem é a mestra da bandida vivida por Secco. “Elas estão sempre armando. Precisam tirar da frente o que atrapalha”, resume Esteves.

A atriz repete parceria com Carneiro, com quem trabalhou em “Avenida Brasil”. Na novela de 2012, fez uma das vilãs mais populares da década, a barraqueir­a Carminha.

Agora é a vez de uma cafetina de luxo, personagem menos destempera­da do que a anterior (se é que é possível dizer isso sobre uma assassina em potencial).

Diferenças à parte, o risco de que uma atriz, reincident­e na obra de um autor, se repita é algo a ser considerad­o, diz.

“Isso é pensado por todos nós, não só intérprete­s, mas pela equipe inteira, autor, di- uma novela de João Emanuel Carneiro

 ??  ?? As atrizes Deborah Secco e Adriana Esteves durante gravação, em Trancoso (BA), de cena de ‘Segundo Sol’, próxima novela das 21h da Globo
As atrizes Deborah Secco e Adriana Esteves durante gravação, em Trancoso (BA), de cena de ‘Segundo Sol’, próxima novela das 21h da Globo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil