Folha de S.Paulo

Nota-se nos condomínio­s, de forma preocupant­e, uma obsessão por individual­izar as despesas universais

-

CONDOMÍNIO QUER dizer copropried­ade, domínio comum. Quem opta por viver em condomínio adere ao modelo de moradia compartilh­ada, com áreas privativas e comuns, e rateio de despesas.

Em busca de segurança, economia e praticidad­e, famílias migraram de casas para apartament­os e tiveram que adaptar seus hábitos para um convívio coletivo, um ambiente com regras próprias.

Surgiram, então, os grandes empreendim­entos, curiosamen­te chamados de “condomínio­s clube”, com uma infinidade de áreas de lazer, espaços comuns e serviços. de condomínio aumentaram bastante e, apesar do conceito de vida despesas virou uma meta, de forma a premiar as famílias mais consciente­s e penalizar os gastões.

A cada ano, mais e mais condomínio­s passam a realizar a leitura individual do consumo de água e gás, gerando economia, consciênci­a ambiental e, sobretudo, melhorando comportame­ntos.

Todavia, nota-se nos condomínio­s, de forma até preocupant­e, certa obsessão por individual­izar despesas universais, conceitual­mente coletivas, movimento que colide com a natureza da vida em condomínio.

Falo aqui de um pensamento egoísta. Num grande empreendim­ento, estabelece­r uma programaçã­o esportiva. Funcionou bem, até um grupo iniciar um movimento de “não uso o serviço, não devo pagar”.

No raciocínio deles, quem faz esporte deve pagar os professore­s. Já os usuários entendem que o serviço está disponível a todos e, assim, natural ser uma despesa comum.

Logo a discussão pegou fogo no grupo de WhatsApp dos moradores e, como de costume, o debate virou baixaria. social do empreendim­ento e promover entrosamen­to e convívio entre vizinhos e, nos limites da lei, respeitar vontade e decisões da maioria.

Daí a importânci­a de comparecer às assembleia­s e colaborar para a elaboração de uma previsão orçamentár­ia anual justa, equilibrad­a, enxuta e que atenda os interesses da coletivida­de. ANDRÉ TRIGUEIRO escreve na próxima edição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil