Folha de S.Paulo

‘Falta muito para medir tortura no Chile’

Mario Carroza, que apura mortes de Allende e Neruda durante ditadura, diz que repressão não foi de todo mensurada

- SYLVIA COLOMBO NELSON DE SÁ

Juiz hoje investiga se Nobel de literatura chileno teria sido envenenado pelo regime Augusto Pinochet

Num país que demorou pelo menos 20 anos após o fim de sua ditadura (1973-1990) para começar a investigar os abusos de direitos humanos ocorridos durante o período, o juiz chileno Mario Carroza acumula as principais causas relacionad­as a essa ferida ainda aberta.

Passam ou passaram por suas mãos as decisões sobre os casos mais significat­ivos relacionad­os ao período: as mortes do Nobel Pablo Neruda (1904-73), do ex-presidente Salvador Allende (190873), o episódio Quemados, em que vários oficiais do Exército são acusados de queimar dois adolescent­es, em 1986, e a investigaç­ão das circunstân­cias em que morreu, na prisão, o pai da ex-presidente Michelle Bachelet.

Carroza recebe a Folha em seu escritório, no centro de Santiago. Com a voz serena, conta que a mudança de comando no país —o presidente de centro-direita Sebastián Piñera assumiu há pouco— não o preocupa.

“A Justiça chilena hoje, no que diz respeito a direitos humanos, é independen­te. Além disso, quando começamos nosso trabalho, estávamos no primeiro mandato de Piñera [2010-14], depois demos continuida­de com Bachelet [2014-18], e não houve ingerência alguma”, afirma.

O caso sobre o qual anda debruçado e diz que “teremos de tomar uma decisão logo” é justamente o do poeta Pablo Neruda.

Há testemunha­s e algumas evidências que sugerem que ele pode ter sido envenenado, por suas posições

MARIO CARROZA

juiz chileno

 ?? Fernando Lavoz - 24.jul.2015/CrowdSpark ?? O juiz Mario Carozza, que apura abusos da ditadura Pinochet e diz que apuração sobre morte de Neruda deve terminar logo
Fernando Lavoz - 24.jul.2015/CrowdSpark O juiz Mario Carozza, que apura abusos da ditadura Pinochet e diz que apuração sobre morte de Neruda deve terminar logo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil