Folha de S.Paulo

Nos EUA, guerras comercial e militar já se misturam

-

Os EUA agora “ameaçam com confronto armado os que não aceitam suas exigências”, destacou o New York Times, sobre a nomeação de belicistas por Donald Trump.

Os “testes” mais imediatos serão a Coreia do Norte e o Irã. O Miami Herald acrescenta um terceiro, a Venezuela.

Na Rússia, cuja imprensa foi tomada por rumor de confronto com os EUA na Síria, o chanceler Sergei Lavrov disse ao Kommersant que não se preocupa com figuras como John Bolton, que vai para Segurança Nacional nos EUA:

“Ele seguirá a linha de Trump, que, apesar de tudo, como confirmou ao presidente Putin, visa normalizar as relações com a Rússia.”

Na frente ainda comercial entre EUA e China, o South China Morning Post listou os setores a serem atingidos pelo contra-ataque de Pequim: a soja do Meio-Oeste, os automóveis da GM, que vende mais na China que nos EUA, e os aviões da Boeing, que vende lá 26% da produção.

Wall Street Journal e Financial Times noticiam que os tambores de guerra, tanto comercial como militar, já fazem subir preços de commoditie­s como petróleo e soja.

Catalunha Na manchete do madrilenho El País, “Queda de Puigdemont liquida farsa do governo no exílio”. Nas manchetes dos alemães Süddeutsch­e e Frankfurte­r Algemeine, os protestos em Barcelona. E em análises logo abaixo, “Alemanha tem seu primeiro preso político” e “Detenção não é substituto para uma oferta séria de autonomia”.

Declínio Do prefeito de Nova York, Bill de Blasio, via Twitter: “O assassinat­o de Marielle Franco mostra o declínio da democracia brasileira e a opressão das pessoas de ascendênci­a africana”. Defende “cobrar a verdade” sobre envolvimen­to de autoridade­s.

Anunciante­s Sob o título “Facebook tenta acalmar anunciante­s após crise da Cambridge Analytica”, o WSJ relata esforços da plataforma, inclusive reuniões com os grupos de publicidad­e WPP e Omnicom. Entre outros, já saíram ou suspendera­m anúncios empresas como Tesla, Sonos e Pep Boys e o alemão Commerzban­k. Os “grandes anunciante­s”, diz o jornal, também miram o YouTube, do Google.

 ??  ?? » ‘I’M SORRY’ Zuckerberg ocupou página inteira por Observer, NYT e outros sete jornais pedindo ‘desculpa por não ter feito mais’ contra dados vazados ‘por universitá­rio em 2014’
» ‘I’M SORRY’ Zuckerberg ocupou página inteira por Observer, NYT e outros sete jornais pedindo ‘desculpa por não ter feito mais’ contra dados vazados ‘por universitá­rio em 2014’
 ??  ?? » INTIMIDAÇíO Evitando rir dos relatos de Stormy Daniels, o entrevista­dor Anderson Cooper destacou as ‘táticas de intimidaçã­o’ de Trump, prevendo que vem ‘mais por aí’
» INTIMIDAÇíO Evitando rir dos relatos de Stormy Daniels, o entrevista­dor Anderson Cooper destacou as ‘táticas de intimidaçã­o’ de Trump, prevendo que vem ‘mais por aí’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil