Folha de S.Paulo

Jorge Cego, músico e funcionári­o de cemitério

- JORGE MURARI FILHO (1953-2018) KELLY MANTOVANI NATALIA ANTUNES CYRILLO - Neste domingo (1º) às 10h, Igreja S. José, r. EMIRA HASSAD DE VASCONCELL­OS - Neste domingo (1º) às 11h30, Paróquia N. Sra. do Rosário de Fátima, av.

FOLHA

Jorge Cego perdeu a visão aos dez anos, após cair de um cavalo. Do trauma não resultou amargura: altruísta, intuitivo e bem disposto, o jundiaiens­e multiplico­u as possibilid­ades que a vida lhe deu.

Advogado de formação, se dedicou ao serviço público no interior de São Paulo desde os anos 1980, tendo passado por diversos cargos administra­tivos até chegar ao cemitério onde trabalhou por mais de 20 anos. Muito além de orientaçõe­s e cuidar da papelada, dava um ombro amigo às famílias enlutadas.

Era um excelente músico (cantava, tocava violão e acordeão) e, nas horas vagas, se apresentav­a em bares, festas e restaurant­es.

Nem mesmo o acidente na infância o fez perder a paixão pelos cavalos: continuou cavalgando e mantinha uma criação dos animais.

Além do jeito palhaço, era muito conhecido na cidade por dar conselhos. Seu mantra era: “Quando eu fico triste, finjo que estou contente”.

Às vezes as pessoas esqueciam que Jorjão não tinha visão, tamanha era a sua habilidade em se localizar, inclusive quando estava de carro. Alguns amigos e conhecidos brincavam: “Jorjão, você está fingindo que é cego, né?”.

Era um pai carinhoso, presente e um grande amigo — gostava de brincar e contar histórias para o único filho, também chamado Jorge.

“Ele me ensinava a fazer pipas, hélices de madeira, construíam­os brinquedos juntos, andávamos a cavalo”, diz o sucessor, que ressalta ainda que nunca discutiram.

Morreu no último dia 24, aos 64 anos, após sofrer um infarto. Deixa a mulher, o filho e o neto de um mês. coluna.obituario@grupofolha.com.br Dinamarca, 32, Jd. Europa. 1º ANO Dr. Arnaldo, 1.831, Sumaré

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil