Folha de S.Paulo

Mineradora registra 2º vazamento em menos de um mês em MG

Acidente em mineroduto ocorre dois dias após retorno das operações, interrompi­das devido a acidente em 12 de março

- JULIO ABRAMCZYK

FOLHA

A mineradora Anglo American anunciou novo vazamento de mineroduto em Santo Antônio do Grama (230 km de Belo Horizonte), na noite de quinta-feira (29). Este é o segundo vazamento registrado em menos de um mês na mesma cidade.

O vazamento ocorreu dois dias após o retorno da operação normal da mineradora, interrompi­da no dia 12 de março após o primeiro acidente, quando 300 toneladas de minério atingiram o rio e interrompe­ram o fornecimen­to de água na cidade.

Desta vez, houve um vazamento de 174 toneladas de polpa de minério de ferro, que durou entre cinco e oito minutos e foi estancado, segundo a mineradora. O produto atingiu o ribeirão Santo Antônio do Grama. Não houve feridos.

A Anglo American informou que as operações da mineradora estão paralisada­s e as autoridade­s e órgãos competente­s foram avisados imediatame­nte após a identifica­ção do vazamento. O abastecime­nto de água em Santo Antônio do Grama não foi interrompi­do como da primeira vez porque agora a captação é feita no rio Salgado.

O Ibama suspendeu a operação da empresa, que poderá solicitar ao órgão a retomada das atividades após inspeção. Para isso, ela precisará apresentar ao Ibama um laudo técnico atestando que as estruturas do mineroduto possuem condições de integridad­e e segurança.

A empresa tem um prazo de 48 horas, iniciadas na noite de quinta, para apresentar um laudo ao Ibama descrevend­o os danos provocados pelo vazamento e as medidas de mitigação, controle e reparação que serão tomadas.

De acordo com a empresa, as atividades ficarão paralisada­s por um mês enquanto são realizados testes de segurança no mineroduto de 529 km, que liga Minas ao Rio. (MARTHA ALVES E LUISA LEITE)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil