Folha de S.Paulo

Yunes e Lima são denunciado­s em ‘quadrilhão’

-

DE BRASÍLIA

O Ministério Público Federal em Brasília incluiu na denúncia do chamado “quadrilhão do MDB” o advogado José Yunes e o coronel João Baptista Lima Filho, amigos do presidente Michel Temer presos na quinta-feira (29).

Os dois foram acusados pela força-tarefa da Operação Greenfield de integrar uma organizaçã­o criminosa, juntamente com integrante­s do partido.

A denúncia foi apresentad­a em setembro pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra Temer e alguns de seus aliados, como o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e o ex-ministro Geddel Vieira Lima.

Depois que a Câmara barrou o prosseguim­ento da ação contra Temer, o caso foi remetido à Justiça Federal no Distrito Federal para que os envolvidos sem prerrogati­va de foro sejam processado­s.

No dia 21, a Procurador­ia ratificou a denúncia original e acrescento­u cinco acusados, entre eles Yunes e Lima. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo neste sábado (31) e confirmada pela Folha.

Também foi denunciado o corretor Lúcio Bolonha Funaro. Se a denúncia for aceita, Yunes e Lima se tornarão réus. As defesas de Yunes e Lima não comentaram as acusações.

A denúncia não está relacionad­a à Operação Skala, que levou à prisão dos aliados de Temer e investiga suposto esquema de favorecime­nto de empresas do setor portuário.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil