Folha de S.Paulo

Atraso de 14 anos de trem para Cumbica é mentira, diz Alckmin

Ao inaugurar estação próxima a aeroporto, governador foi questionad­o sobre promessa de entregá-la em 2004

- MARIANA ZYLBERKAN

Com 12,2 km, 3 estações e ainda em teste, nova linha só deve iniciar a operação comercial a partir do fim de junho

Ao inaugurar neste sábado (31) uma estação de trem próxima ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) chamou de mentirosas as reportagen­s que relembrara­m o longo atraso do estado de São Paulo na entrega da obra.

Reportagem da Folha publicada no mesmo dia, por exemplo, relembrou promessa de Alckmin feita em março de 2002. Na ocasião, o tucano apresentou o traçado da linha de trem que ligaria o centro de São Paulo até o aeroporto.

O tucano, que deixará o cargo nesta semana para disputar a Presidênci­a e que à época da promessa era pré-candidato à reeleição, colocava como meta uma viagem com rapidez até o aeroporto a partir de 2004, como anunciava texto no site oficial do governo.

Questionad­o agora sobre os motivos desses 14 anos de atraso, Alckmin disse que a informação é falsa. “Não demorou 14 anos. Isso é fake news, é mentira. A obra foi licitada em 2013. Estudos para trazer o trem para cá existem há mais de 50 anos. Ela foi licitada em 2013, em 2017 tivemos a primeira estação e, em 2018, ela está entregue.”

Na entrevista após a primeira viagem de teste, Alckmin usou de um artifício para driblar a promessa de 2002 —colocou de lado as seguidas promessas tucanas de trem para Cumbica, inclusive para a Copa de 2014, e focou apenas no projeto da linha 13-jade da CPTM, projeto para o aeroporto que enfim andou —licitado em 2013, prometido para 2015 e entregue em 2018.

Sérgio de Carvalho Júnior, gerente de relacionam­ento da CPTM, afirma que o projeto da linha “é totalmente diferente do Expresso Aeroporto, apresentad­o anteriorme­nte como parceria público-privada”.

Com 12,2 km de extensão e três estações, a nova linha só deve iniciar a operação comercial, diariament­e das 4h à meia-noite, a partir do fim de junho, quando se encerram os testes. Até lá a tarifa não será cobrada.

Para chegar aos terminais, é preciso atravessar uma passarela e ainda pegar um ônibus. Administra­do pela concession­ária GRU Airport, o sistema de ônibus foi previsto como alternativ­a até que a concession­ária entregasse um monotrilho que faria a ligação.

A mudança já seria significat­iva em relação ao projeto original, que previa a construção da estação próxima ao check-in. O projeto, porém, foi revisto após a decisão de construir um shopping no local, o que ainda não ocorreu.

Por enquanto, para chegar à estação Aeroporto, o usuário precisa seguir até as estações Brás ou Tatuapé, embarcar na linha 12-safira até a estação Engenheiro Goulart, para a baldeação com a linha 13-jade. Para junho, o governo promete linha expressa da Luz até a estação Aeroporto —a passagem custará R$ 8.

Um estudo funcional, segundo Carvalho Júnior, prevê mais quatro estações da linha 13-jade, chegando ao bairro guarulhens­e de Bonsucesso.

Neste sábado, a Folha testou e confirmou o tempo estimado no percurso de ônibus entre o trem e o embarque do aeroporto. São cerca de dez minutos até o terminal 3, o mais afastado. Para a inauguraçã­o, a GRU Airport improvisou e colocou os ônibus usados nas pistas do aeroporto. Os veículos específico­s, com espaço para bagagens, ainda serão implantado­s no trajeto.

 ?? Bruno Santos/Folhapress ?? Às vésperas de deixar o cargo, governador Alckmin inaugura estação próxima a Cumbica
Bruno Santos/Folhapress Às vésperas de deixar o cargo, governador Alckmin inaugura estação próxima a Cumbica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil