Folha de S.Paulo

Galalau, zagueiro do histórico Furacão de 49

- WALDEMIRO LOPES DA SILVA (1926-2017) ANTONIO MAMMI NATALIA ANTUNES CYRILLO - Neste domingo (1º) às 10h, Igreja S. José, r. Dinamarca, 32, Jd. Europa. EMIRA HASSAD DE VASCONCELL­OS - Neste domingo (1º) às 11h30, Paróquia N. Sra. do Rosário de Fátima, av. Dr

Waldemiro estava na padaria do Zanetti, beque esquerdo fora do horário comercial, quando recebeu o convite para jogar no Atlético-PR.

O dono do estabeleci­mento não estava dando ponto sem nó: ele próprio um armário de 1,90 m, quase uma arma branca nas divididas com os adversário­s, reconheceu naquele mecânico parrudo uma boa dupla de zaga.

Atleticano fanático, Waldemiro topou fazer uma peneira. Foi aceito e ficou surpreso quando recebeu o primeiro salário —achava que futebol não era emprego.

Em 1949, seis anos depois, fez parte do time que venceu 11 partidas consecutiv­as e sagrou-se campeão paranaense. Da campanha surgiu o apelido Furacão, que identifica o clube da Baixada.

Já a alcunha de Waldemiro surgiu numa excursão no Recife, quando a torcida comentava do galalau (grandão, no vocabulári­o local) que chamava a atenção na defesa.

Com um problema no joelho, se aposentou cedo, aos 28 anos. Fez então o caminho inverso do habitual: foi do futebol profission­al para a várzea. Jogou até os 70 anos.

Aficionado por carros, nunca largou sua oficina mecânica no centro de Curitiba.

Ia a todos os jogos do Atlético e, turrão, gostava de reclamar do que julgava ser falta de determinaç­ão dos jogadores modernos.

Morreu no dia 26 de março, quando o clube que ele ajudou a ser conhecido como Furacão completou 94 anos. Do time de 1949, restam dois sobreviven­tes: Jackson e Rui.

Tinha 91 anos e sofreu complicaçõ­es de uma pneumonia. Deixa a filha, Ilian, duas netas e três bisnetas. coluna.obituario@grupofolha.com.br 1º ANO

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil