Folha de S.Paulo

Clássicos começam a decidir 4 Estaduais

Rivalidade­s regionais serão atrativo de finais em Minas Gerais, Rio, Bahia e Paraná

-

As rivalidade­s locais são os destaques das finais dos Estaduais de Bahia, Paraná, Minas Gerais e Rio, que começam neste domingo (1º).

Vasco e Botafogo decidirão o Estadual do Rio pela terceira vez nos últimos quatro anos. A equipe cruz-maltina levou a melhor e foi campeã nas edições de 2015 e 2016.

Os times chegaram à final sem ganhar o primeiro ou o segundo turno da competição. O Vasco eliminou o Fluminense, ganhador da Taça Rio, enquanto o Botafogo passou na semifinal pelo Flamengo, time que venceu a Taça Guanabara e que mais somou pontos no torneio.

O primeiro jogo da final está marcado para as 16h, no estádio Nilton Santos. O segundo confronto será dia 8, no Maracanã.

Em Minas Gerais, a final será a repetição da edição do ano passado: Cruzeiro e Atlético-MG, atual campeão.

Dono da melhor campanha do torneio —somou 11 pontos a mais que o adversário—, o Cruzeiro tem a vantagem de jogar por dois empates ou vitórias opostas pela mesma diferença de gols.

O jogo deste domingo será no Independên­cia. O Mineirão recebe o duelo de volta.

Atlético-PR e Coritiba vão decidir o Paranaense pela terceira vez seguida. Os jogos estão marcados para o Couto Pereira e a Arena da Baixada.

O time rubro-negro disputa o torneio com uma equipe reserva sob o comando do treinador Tiago Nunes. A formação principal, dirigida por Fernando Diniz, concentra suas atenções na preparação para o Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.

Já o Coritiba tenta reencontra­r a autoestima após ser rebaixado para a Série B do Brasileiro no ano passado.

O quarto clássico regional será entre Bahia e Vitória. O jogo será realizado com torcida única após recomendaç­ão do Ministério Público.

O Bahia atuará na Fonte Nova, enquanto o Vitória mandará a segunda partida no estádio Barradão.

As equipes já se enfrentara­m este ano, mas o jogo foi encerrado aos 34 minutos do segundo tempo após cinco jogadores do Vitória serem expulsos. O Bahia foi decretado vitorioso no confronto. SEM CLÁSSICO As finais dos campeonato­s Gaúcho e Pernambuca­no não terão clássicos.

Os finalistas no Rio Grande do Sul são Grêmio e Brasil. O primeiro jogo será em Porto Alegre, enquanto o segundo acontecerá em Pelotas.

O Grêmio, que flertou com o rebaixamen­to durante o torneio, não conquista o título Estadual desde 2010.

Em Pernambuco, é o Náutico que tenta colocar fim ao jejum de troféus Estaduais. O clube foi campeão pela última vez em 2004, quando venceu o Santa Cruz.

Desta vez, o rival não será o time de Arruda nem o Sport, os outros grandes do Estado, mas sim o Central, que busca seu primeiro título na história. O primeiro jogo será em Caruaru, enquanto a segunda partida será realizada na Arena Pernambuco. EM SANTA CATARINA A decisão do Catarinens­e vai acontecer em jogo único. Os finalistas são Chapecoens­e e Figueirens­e, que se enfrentam no dia 8.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil