Folha de S.Paulo

Coleção Folha para crianças apresenta ‘As Quatro Estações’

Oitavo volume da série chega às bancas no domingo (8) com adaptação ilustrada do concerto do italiano Vivaldi

- CRIS MARTINS DA SILVA

Obra aborda mudanças naturais nas fases do ano, como as chuvas, e a relação delas com as emoções de cada pessoa FOLHA

As estações do ano são como as fases da vida em um ciclo contínuo. Tais rituais de passagem inspiraram o italiano Antonio Vivaldi (16781741) a compor “As Quatro Estações”, peça que fundamenta o oitavo volume da Coleção Concertos e Óperas para Crianças, que chega às bancas no próximo domingo (8).

A obra vivaldiana traduz em termos musicais fenômenos naturais como a chuva, o vento, a queda de folhas e o som dos animais.

Aborda ainda emoções ligadas ao vaivém anual desses períodos, o que se torna uma oportunida­de para o pequeno leitor refletir sobre a passagem do tempo, o encerramen­to de ciclos e os recomeços caracterís­ticos da natureza.

O enredo narra a chegada das estações: primavera, verão, outono e inverno. Na primeira, o pastor leva seu rebanho de cabras para comer no campo. Quando vem o verão, busca alívio para o calor sob as sombras. Já o outono é a época de caça e colheita de uvas, enquanto o inverno traz o frio e o bater dos dentes. Mas é só a primavera retornar que tudo começa outra vez.

“A ideia da obra é realmente descrever cada estação do ano; para tanto, Vivaldi colocou na partitura sonetos, que exprimem em palavras aquilo que ele traduziria em sons”, explica Irineu Franco Perpe- tuo, jornalista e curador desta Coleção Folha. O que, segundo ele, traz o apelo melódico e a teatralida­de que são as marcas do compositor. ADAPTAÇÃO O oitavo volume é baseado no balé que adapta os quatro concertos compostos por Vivaldi em 1723. As peças foram inspiradas em poesias que descreviam as estações.

O concerto não foi criado para dança, mas seu ritmo e expressão ajudam a transposiç­ão. A versão mais bem-sucedida foi a do coreógrafo francês Roland Petit (19242011), na década de 1970.

Esta edição da Coleção Folha inclui uma versão da história adaptada para o pequeno leitor, passatempo­s e um CD com oito faixas interpreta­das pela Orquestra de Câmara Sueca-Örebro, regida pela violinista sueca Katarina Andreasson. O livro explica a relação entre as músicas e os trechos da história.

Apesar de sua fértil produção (compôs ao menos 500 concertos), “As Quatro Estações” foi uma peça que quebrou os padrões da época e atravessou os séculos.

Ela foi adaptada para todas as formas de arranjos e aparece em incontávei­s filmes e propaganda­s televisiva­s. Mesmo quem não conhece música clássica talvez já as tenha ouvido de modo acidental.

 ?? Christof Stache/Pool Photo via AP ?? Coreano toca Vivaldi no encerramen­to dos Jogos de Inverno
Christof Stache/Pool Photo via AP Coreano toca Vivaldi no encerramen­to dos Jogos de Inverno

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil