Folha de S.Paulo

Cerco de Trump à Amazon contamina ações de tecnologia

- ANAÏS FERNANDES

Presidente volta a se queixar da empresa, e papéis caem 5%, levando junto a Nasdaq; temor de guerra comercial também afeta Bolsas

As tuitadas de Donald Trump voltaram a chacoalhar o mercado acionário americano nesta segunda (2), após o presidente dos EUA reforçar os ataques à varejista online Amazon, sinalizand­o que está de olho em grandes empresas de tecnologia.

O Dow Jones, principal índice de Nova York, fechou em baixa de 1,9%, e o S&P 500 recuou 2,23%.

Foi o índice de tecnologia Nasdaq, porém, que mais sentiu: perdeu 2,74% e agora acumula queda de 0,48% no ano —era o único dos três índices a ainda operar no azul.

No Twitter, Trump reclamou do preço das entregas da Amazon pelos correios e prometeu mudanças, sem dar detalhes.

“Só tolos, ou pior, estão dizendo que o nosso deficitári­o serviço postal ganha dinheiro com a Amazon”, afirmou.

“Ele perdeu uma fortuna, e isso será mudado. Além disso, nossos varejistas que pagam impostos integralme­nte estão fechando lojas em todo o país... não é um campo em igualdade de condições.”

As ações da Amazon caíram 5,21% nesta segunda.

“A cautela predomina no setor de tecnologia americano”, diz Reginaldo Galhardo, gerente de câmbio da Treviso.

A fabricante de carros elétricos Tesla perdeu 5,13%. As ações da Netflix caíram 5,1%, o Facebook recuou 2,75%, e os papéis da Alphabet, dona do Google, 2,36%. A Apple teve queda de 0,66%.

O temor por uma guerra comercial que começa a se desenhar entre Estados Unidos e China também impactou os mercados e não deixou o Brasil imune. O Ibovespa, índice que reúne as ações com maior liquidez, caiu 0,82%, a 84.666,44 pontos.

“O Ibovespa até tentou se segurar, chegou a cair menos, mas o mercado lá fora está muito ruim”, afirmou Régis Chinchila, analista da Terra Investimen­tos.

O governo chinês informou no domingo (1º) que vai impor tarifas de até 25% a itens americanos como frutas e carnes, em resposta às sobretaxas que Trump anunciou, em março, para importaçõe­s de aço e alumínio no país.

A queda do Ibovespa não foi maior porque as siderúrgic­as seguraram o índice. As ações da Vale subiram 1,87%, a CSN ganhou 1,59% e a Gerdau teve alta de 0,9%.

O dólar comercial subiu 0,36%, cotado a R$ 3,313. O dólar à vista teve leve alta, de 0,22%, também para R$ 3,313.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil