Folha de S.Paulo

Precursora no estudo da vacina contra malária

- REINALDO JOSÉ LOPES Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro, THERESINHA FIGUEIREDO PIRAJÁ - Nesta terça (3) às 19h30, Paróquia da Assunção de N. Sra., al. Lorena,665A,

FOLHA

Novas vacinas contra a malária, com potencial para salvar dezenas de milhares de vidas por ano, devem muito da fase inicial de seu desenvolvi­mento a Ruth Sonntag Nusenzweig, uma ex-refugiada de origem austríaca que cresceu em São Paulo e passou a maior parte de sua carreira científica nos EUA.

Judia e acossada pelos nazistas, Ruth mudou-se de Viena para São Paulo em 1939.

Durante o curso de medicina na USP começou a namorar o futuro marido, Victor Nussenzwei­g. Comunista na época, Victor contaria depois que foi convencido por Ruth a tentar mudar o mundo pela ciência, e não pela política.

Após anos de trabalho conjunto, o casal conseguiu uma bolsa para trabalhar na NYU (Universida­de de Nova York), que lhes parecia oferecer melhores oportunida­des de pesquisa. Retornaram logo depois do golpe de 1964, mas o passado comunista de Victor abreviou sua estadia.

De volta à NYU, se tornaram professore­s em caráter permanente. Em 1967, Ruth publicou o trabalho que mais marcaria sua carreira. Ela demonstrou que era possível produzir imunidade contra o parasita da malária depois de banhar o micróbio numa dose de radiação ultraviole­ta e inoculá-lo em camundongo­s.

Essa prova revelou que uma vacina contra a doença não era inviável. A continuida­de do trabalho da pesquisado­ra desembocou no desenvolvi­mento de uma vacina que está em fase de testes em países africanos. O nível de proteção, em torno de 40%, deve ser o suficiente para salvar vidas.

Morreu no domingo (1º), de embolia pulmonar, aos 89 anos. Deixa três filhos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA r. Honório Líbero, 100, Jd. Paulistano VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO

FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento. Jd. Paulista. ANÚNCIO PAGO NA FOLHA:

tel. (11) 3224-4000

Segunda à sexta, das 8h às 20h Sábados e domingos, das 10h às 17h.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil