Folha de S.Paulo

Revigorado, Real Madrid encara Juventus

Equipe inicia disputa das quartas de final da Liga dos Campeões com novo fôlego após eliminar o PSG nas oitavas

- A partir da vitória sobre o PSG

Desempenho, que era de 60% nos 10 jogos anteriores à ida para as oitavas, cresceu para 90% desde o triunfo

O mata-mata da Liga dos Campeões deu uma nova motivação ao Real Madrid. Maior vencedor da competição, com 12 troféus, o time espanhol tem apresentad­o um futebol mais sólido e regular desde o primeiro jogo das oitavas de final, quando venceu o Paris Saint-Germain no estádio Santiago Bernabéu.

Nesta terça-feira (3), às 15h45 (de Brasília), o time de Madri disputa a partida de ida das quartas de final contra a Juventus, em Turim. O confronto entre os clubes é a reedição da última final do torneio, vencida pela equipe espanhola por 4 a 1, em Cardiff.

O atual momento do Real Madrid contrasta com a maior parte de sua temporada. O clube foi deixado para trás pelo Barcelona no Espanhol e se classifico­u em segundo na fase de grupos da Liga dos Campeões, com três pontos a menos que o Tottenham.

Em 23 de dezembro, o time mergulhou no momento mais crítico da temporada. Perdeu no Santiago Bernabéu por 3 a 0 para o arquirriva­l catalão e viu o técnico Zinédine Zidane balançar no cargo. A sequência de dez jogos que se seguiu a esse fracasso só ampliou a crise em Madri.

O time venceu cinco partidas, empatou três e perdeu duas vezes. Entre os tropeços estava a inesperada eliminação nas quartas de final da Copa do Rei da Espanha para o modesto Leganés, com derrota por 2 a 1 em casa.

A virada no desempenho veio justamente quando o time precisou decidir seu futuro na Liga dos Campeões. Diante de um PSG que depositava todas as suas fichas no título europeu, o Real Madrid se impôs dentro de casa e venceu por 3 a 1, mesmo sem dominar o jogo inteiro.

A sequência de nove jogos após o duelo foi marcada por oito vitórias, incluindo novo triunfo por 2 a 1 sobre o PSG, em Paris, e apenas uma derrota. O revés foi diante do Espanyol, por 1 a 0, em partida em que o Real Madrid foi a campo com o time reserva.

A recuperaçã­o só não conseguiu dar a equipe da capital espanhola a perspectiv­a de ser campeão nacional. No terceiro lugar, com 13 pontos a menos do que o líder Barcelona, o título europeu se apresenta como única chance do Real salvar sua temporada.

“Somos um time muito diferente daquele que enfrentou a Juventus em Cardiff. Estamos praticamen­te todos aqui, mas a nossa temporada não foi tão boa quanto as pessoas esperavam. O que queremos é que ela seja outra vez”, disse Zidane, em entrevista nesta segunda (2).

Para o técnico, o reencontro não tem nada a ver com a última final europeia. “Aquela partida foi boa para nós, mas agora é completame­nte diferente”, afirmou.

A dúvida é se Zidane irá escalar Isco como titular. O atleta reclamou da falta de oportunida­des depois de fazer três gols na goleada por 6 a 1 que a Espanha aplicou na Argentina, na última semana.

Pela Juventus, o técnico Massimilan­o Allegri negou que o duelo representa­rá vingança. “Em Cardiff, nós tivemos um problema mental após o intervalo. Não soubemos jogar por 15 minutos, e isso foi fatal para nós”, disse.

A receita para vencer, segundo Allegri, é manter a posse de bola e não dar espaços. “Devemos ser inteligent­es, algo que não fizemos na final. Temos que ter ambição, jogar como sabemos e estar na partida a todo momento.”

A Juventus lidera o Italiano com quatro pontos a mais que o vice-líder Napoli e enfrenta o Milan na final da Copa da Itália, no dia 9 de maio.

 ?? Max Rossi/Reuters ?? Jogadores do Real Madrid treinam em Turim, na véspera do encontro contra a Juventus, partida da ida das quartas de final da Liga dos Campeões
Max Rossi/Reuters Jogadores do Real Madrid treinam em Turim, na véspera do encontro contra a Juventus, partida da ida das quartas de final da Liga dos Campeões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil