Folha de S.Paulo

Comediante Bill Cosby, 80, é condenado nos EUA por assédio sexual

-

nova york O comediante Bill Cosby foi condenado nesta quinta (26) por abuso sexual. Ele pode pegar até dez anos de cadeia por ter drogado e molestado uma mulher em 2004.

O caso já fora a julgamento em junho do ano passado, mas os jurados não chegaram a um consenso sobre se teria havido consentime­nto da vítima, Andrea Constand.

Por causa disso, um novo julgamento foi convocado. Desta vez, o júri, com sete homens e cinco mulheres, não teve dúvidas.

Desde que Constand denunciou o comediante, dezenas de mulheres vieram a público contar que teriam sido drogadas em encontros sexuais com o humorista.

Boa parte delas é cliente de Gloria Allred, advogada famosa por defender vítimas de assédio sexual envolvendo celebridad­es. Na saída do tribunal na Pensilvâni­a onde Cosby foi condenado, Allred gritava “culpado, culpado, culpado”.

O ator pagou uma fiança US$ 1 milhão, cerca de R$ 3,5 milhões, e deve permanecer em liberdade até o anúncio de sua sentença, o que despertou protestos de seus acusadores.

Mas o juiz do caso não quis prender Cosby, que, aos 80, tem saúde bastante frágil — caso receba a pena máxima, sua sentença pode ter o impacto de uma prisão perpétua. O advogado do ator, Tom Merserau, disse que vai recorrer da decisão do tribunal.

Ativistas se manifestar­am com seios nus nos primeiros dias do julgamento e celebraram a condenação do ator. Mas, por ordem do juiz, os jurados ficaram confinados num hotel perto da corte e não puderam ver os protestos.

Eles também foram instruídos a não deixar a pressão de movimentos contra o assédio sexual, como o #MeToo e o Time’s Up, influencia­rem sua interpreta­ção do caso de Cosby.

 ?? Corey Perrine/Associated Press ?? Bill Cosby ao deixar o tribunal na quinta
Corey Perrine/Associated Press Bill Cosby ao deixar o tribunal na quinta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil