Folha de S.Paulo

Petrobras amplia número de conselheir­os independen­tes

- Nicola Pamplona

rio de janeiro Em nova tentativa de se dissociar de influência­s do acionista controlado­r, a Petrobras aprovou nesta quinta (26) duas novas vagas para membros independen­tes em seu conselho de administra­ção. A companhia indicou ainda para o colegiado ex-executivos da concorrent­e Shell e da prestadora de serviços Maersk Drilling.

Em assembleia de acionistas, a Petrobras teve o apoio do governo para ampliar de 10 para 11 o número máximo de conselheir­os. Além disso, aumentou de 30% para 40% o número de vagas destinadas a independen­tes, que não têm ligação nem com a empresa nem com o controlado­r.

Assim, o número de vagas independen­tes subiu de duas para quatro: duas delas para representa­ntes dos minoritári­os e as duas novas com indicação a partir de lista de sugestões elaborada por consultori­a independen­te.

O governo mantém o poder de indicar seis conselheir­os, mas agora terá maioria estreita com relação às cinco vagas indicadas por terceiros —além dos independen­tes, há um representa­nte eleito pelos trabalhado­res.

A mudança foi criticada por sindicatos, para quem a União está transferin­do para o mercado financeiro o poder de fazer duas indicações ao conselho. A empresa justifica que a medida tem o objetivo de melhorar sua governança.

Na assembleia, o governo reconduziu cinco conselheir­os e indicou três novos: Clarissa de Araújo Lins, que é sócia da consultori­a Catavento, Ana Paula Poças Zambelli, exvice presidente da empresa de perfuração Maersk Drilling, e José Alberto de Paula Torres Lima, que já passou pela Shell.

Os dois últimos também foram alvo de críticas de sindicatos, sob a alegação de que sua indicação representa conflito de interesses. A Petrobras aprovou também o pagamento de dividendos aos seus acionistas com periodicid­ade trimestral. A medida foi anunciada no início do ano, após o quarto prejuízo anual consecutiv­o, que deixa os investidor­es sem retorno desde 2014.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil