Folha de S.Paulo

Por ciúmes, homem mantém reféns em shopping

- Mateus Luiz de Souza

são paulo Um homem de 41 anos foi detido após fazer a esposa e um colega dela como reféns no shopping Pátio Paulista (centro), no final da manhã desta quinta-feira (26).

Ele entrou no centro de compras armado com uma faca e encurralou a mulher, de 34 anos, e um colega dela, de 23 anos, dentro da loja Polishop, onde eles trabalham.

O episódio levou ao isolamento de parte do primeiro andar do centro comercial durante duas horas e meia.

A mulher conseguiu escapar e se trancou em um depósito.

O outro funcionári­o, porém, mantido refém desde as 11h30, só foi liberado pelo agressor às 14h, após negociação feita por policiais do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais).

O agressor, que é formado em logística, não teve seu nome divulgado pela polícia. Ele foi detido na sequência e encaminhad­o ao 5º DP (Aclimação). Após ser autuado por dano e ameaça, acabou liberado para responder em liberdade.

O funcionári­o da Polishop sofreu ferimentos leves na perna e foi inicialmen­te atendido no próprio shopping.

O major Valmor Saraiva Racorti afirmou que o agressor sofreu um surto, moti- vado por ciúmes da relação da esposa —com quem ele tem um filho de 8 anos— com o colega de trabalho.

“Sorte dela que eu não estou armado, não deu tempo de pegar uma arma. Liga pra ele agora, liga de novo”, gritou o agressor no shopping.

Ele dizia reivindica­r que o supervisor da empresa demitisse sua esposa. Durante a ação, ameaçou quebrar “a loja inteira”, enquanto arremessav­a no chão produtos que estavam à venda.

O caso foi acompanhad­o por frequentad­ores do shopping —incluindo adolescent­es em uniforme escolar e trabalhado­res com roupa social, que lotavam a praça de alimentaçã­o naquele horário.

O isolamento da área no centro de compras aumentou gradativam­ente até ocupar todo o corredor da Polishop. Duas lojas na frente também foram fechadas.

Barreiras de proteção sem abertura, para evitar fotos e olhares curiosos, foram fixadas dos dois lados.

A assessoria de imprensa do shopping Pátio Paulista informou apenas que adotou todos os procedimen­tos necessário­s para garantir a segurança dos funcionári­os envolvidos e dos clientes.

O episódio ocorreu três semanas após outro ataque com faca e refém também na região da avenida Paulista.

No dia 5, uma bibliotecá­ria de 60 anos foi mantida como refém na rua por uma mulher que estava armada com faca.

Na ocasião, a vítima, Maria Anália Conceição, tirou uma selfie do momento em que era mantida refém e a enviou para sua psicóloga, com quem teria uma consulta naquele mesmo dia. Em entrevista ao jornal O Globo, a bibliotecá­ria afirmou que pediu dicas de como se acalmar durante o sequestro.

A mulher responsáve­l pelo ataque disse a policiais militares que só queria aparecer na mídia. Quando emissoras de televisão chegaram ao local, ela soltou a vítima e acabou detida pelos agentes.

“ Sorte dela que eu não estou armado, não deu tempo de pegar uma arma. Liga pra ele agora, liga de novo Agressor enquanto mantinha mulher e colega dela como reféns no shopping Pátio Paulista

 ??  ??
 ?? Rafael Roncato/Folhapress ?? Homem detido após fazer esposa refém
Rafael Roncato/Folhapress Homem detido após fazer esposa refém

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil